6ª Copa Aurinegra de Futebol de Base para Super Final em Cascavel
Torneio socioesportivo organizado pelo projeto Talentos de Jesus encerra o primeiro semestre neste sábado (27) com 22 jogos decisivos, englobando as categorias Sub-09 ao Sub-15, e atinge a marca estimada de 170 partidas disputadas.
O Centro de Treinamento (CT) da Base do Futebol Clube Cascavel sedia neste sábado, 27 de junho, a etapa decisiva da 6ª Copa Aurinegra 2026 – 1º Semestre. A competição de futebol de base, promovida pelo projeto Talentos de Jesus, encerra sua fase classificatória com números expressivos: 24 equipes participantes, 16 municípios paranaenses envolvidos e um volume estimado de 170 jogos realizados ao longo do torneio.
Para o dia de encerramento, a organização estruturou uma grade com 22 partidas, que ocorrerão simultaneamente em diferentes campos do CT. O formato do campeonato é dividido em duas frentes que agora se cruzam. A etapa interna mobiliza os núcleos cascavelenses como Univel, Sintrivel, Santa Tereza, Itaipulândia, Abrevi, Globoaves, Santo Onofre e Francisco Alves. Já a etapa geral integra cidades da região Oeste e Sudoeste, como Cafelândia, Corbélia, Tupãssi, Ubiratã, Capitão Leônidas Marques, Três Barras do Paraná, Nova Prata do Iguaçu, entre outras.
Em campo
A programação das finais contempla as categorias Sub-09, Sub-11, Sub-13 e Sub-15. Os confrontos de sábado incluem semifinais, disputas de terceiro lugar, além das finais internas e gerais. O ápice do evento é a chamada "Super Final", que colocará frente a frente os campeões da chave de Cascavel contra os vencedores da chave regional.
A infraestrutura escolhida para o encerramento não é acidental. A realização das finais no CT da Base do FC Cascavel visa proporcionar aos jovens atletas uma imersão na rotina de um clube profissional, reforçando a seriedade da competição e o incentivo ao esporte de alto rendimento.
A visão da organização
"A Copa Aurinegra cumpre um papel que transcende o resultado no placar. Cada um desses 170 jogos foi uma ferramenta para ensinar valores essenciais, como respeito, trabalho em equipe e como lidar de forma madura com a vitória e a derrota", avalia Ricardo Castilhos, Diretor de Educação do projeto Talentos de Jesus e Organizador da Copa Aurinegra. "Trazer essa etapa final para um ambiente de referência como o CT do FC Cascavel é um marco na formação dessas crianças e adolescentes. O esporte aqui é o caminho para a cidadania."
Desdobramentos
O evento deste sábado consolida o fechamento do calendário esportivo do primeiro semestre do projeto Talentos de Jesus, fixando a Copa Aurinegra como um dos principais eventos de integração e desenvolvimento de base do interior do Paraná.
SOBRE O PROJETO TALENTOS DE JESUS
Iniciativa socioesportivo focada na formação de crianças e adolescentes. O projeto utiliza a prática do futebol não apenas para o desenvolvimento técnico, mas como ferramenta primária de educação, cidadania, disciplina e integração social na região de Cascavel.





COMENTÁRIOS