Foi preso nesta segunda-feira, 22 de setembro, no município de Toledo, no Oeste do estado, um homem investigado pelo crime de maus-tratos praticado contra diversos animais, sendo alguns de grande porte. A prisão preventiva, decretada pelo Judiciário, foi requerida pelo Ministério Público do Paraná, a partir da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca, e pela Polícia Civil.
Entre as graves condutas praticadas pelo investigado estão procedimentos de mutilação e castração sem anestesia de cães da raça Pitbull e a manutenção em situação precária de cães da raça Bulldog Francês, incluindo fêmeas prenhas e filhotes recém-nascidos. Ele também praticou atos de crueldade contra animais de grande porte: chegou a compartilhar em grupos de troca de mensagens vídeos e fotos suas mordendo um boi, já muito ferido.
Galos de briga – Diligências realizadas pela autoridade policial localizaram em local mantido pelo investigado mais de 70 animais em condições insalubres e em meio a graves irregularidades sanitárias, sendo vários cães debilitados e feridos, aves silvestres mantidas irregularmente, além de inúmeros galos utilizados para a prática criminosa de rinhas, muitos mutilados e sem capacidade de locomoção. Também foram identificadas estruturas e acessórios para a realização de rinhas.
A 3ª Promotoria de Justiça de Toledo, que tem atuação na área de proteção ao Meio Ambiente, aguarda a conclusão do inquérito policial para posterior oferecimento de denúncia para a responsabilização criminal do investigado. Ele está detido na Cadeia Pública de Toledo.
Via Radar BO