Referência nacional no combate ao narcotráfico, o Pelotão de Operações com Cães do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON/PMPR) – responsável pelo maior volume de apreensões de drogas do Brasil em 2024 – voltou a se destacar, desta vez no 2º Campeonato de Faro de Narcóticos, promovido pelo 6º Batalhão de Polícia Militar do Paraná, neste sábado (03), em Cascavel.
A competição reuniu 22 binômios (condutor e cão) de diversas unidades do Estado, em provas de busca em ambientes internos, externos, veículos e bagagens. Com técnica apurada, preparo físico e grande entrosamento entre condutores e cães, o BPFRON dominou a disputa e conquistou os principais pódios da competição: 1º lugar na busca em área externa, 1º e 3º lugar na busca em área interna, 2º e 3º na busca em bagagens e 2º e 3º na busca veicular.
O desempenho exemplar garantiu ainda o 1º lugar geral para o binômio Sd. Minikoski e K9 Nero e 3º lugar geral para o binômio Cb. Pires e K9 Kenia na classificação final. Os policiais militares do Canil BPFRON: Sd. Machaiewski (com o K9 Ollie), Sd. Minikoski (com o K9 Nero), Sd. Andrich (com o K9 Oslo), Cb. Pires (com a K9 Kênia), Sd. Schimanko (com o K9 Logan) e Sd. Damasceno (com a K9 Daia) demonstraram, ao lado de seus cães, não apenas talento e precisão, mas também os valores que definem a tropa de elite da PMPR na região de fronteira: profissionalismo, disciplina, cooperação e excelência técnica. Mais do que uma conquista esportiva, a atuação do Canil do BPFRON na competição, reforça seu protagonismo nacional na repressão ao tráfico de drogas, em um cenário onde a expertise em faro de entorpecentes se traduz em resultados concretos no campo operacional.
A participação também promove a integração entre as forças de segurança e aproxima a corporação da sociedade, projetando a imagem da Polícia Militar do Paraná no cenário estadual e nacional.