Data movimenta bilhões no varejo e representa oportunidade estratégica para aumento de vendas e margens de lucro
O
Dia dos Namorados deve consolidar, mais uma vez em 2025, sua posição como uma das
datas mais relevantes para o varejo brasileiro. Embora os números oficiais
deste ano ainda não tenham sido divulgados, as projeções mais recentes —
referentes a 2024 — indicam que o comércio e o setor de serviços movimentaram
R$ 22,8 bilhões, com uma base de mais de 96 milhões de consumidores ativos,
segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em
parceria com o SPC Brasil.
Estudos
recentes também apontam que o valor médio gasto em presentes de Dia dos
Namorados é de R$238, com destaque para produtos como perfumes, cosméticos,
roupas e calçados, que se mantiveram como os mais procurados para a ocasião.
Apesar
da forte presença promocional no varejo durante o período, o fator preço
apareceu apenas como quarta motivação de compra. Segundo o levantamento, 45,6%
dos consumidores optaram pelo presente que correspondia ao desejo do parceiro,
enquanto 25,9% priorizaram a qualidade do produto. O preço, por sua vez, foi
decisivo para apenas 4,6% dos entrevistados.
“Datas
com alto apelo emocional, como o Dia dos Namorados, são excelentes para
reposicionar o negócio e oferecer valor. O consumidor está menos sensível ao
preço e mais inclinado a buscar significado no que compra”, avalia Dino Gueno,
fundador e criador da metodologia e da consultoria Rede Milionária. Segundo
ele, isso abre margem para o varejo investir em kits personalizados, campanhas
com foco em emoção e vitrines e exposições temáticas em loja que conectem
produto e sentimento.
Outro
dado relevante da pesquisa é o comportamento de compra de última hora. Cerca de
74% dos consumidores decidiram o presente na véspera ou no próprio dia 12 de
junho. Essa dinâmica tende a se repetir em 2025, exigindo dos varejistas
preparo operacional, agilidade no atendimento e soluções logísticas eficientes.
Nesse
contexto, a conveniência se torna uma vantagem competitiva. “A loja que estiver
acessível, com entrega expressa, atendimento muito veloz e profissional pelo
WhatsApp e uma comunicação clara nas redes sociais para as compras de última
hora, tem maior chance de capturar essa demanda imediata”, explica Gueno.
A
importância dos canais digitais também é destacada por um relatório do Itaú
Empresas, que estimou em 2024 um volume de mais de R$2,5 bilhões em vendas
online no período do Dia dos Namorados. A tendência é que em 2025 esse número
cresça, com destaque para plataformas como WhatsApp e Instagram, que assumem
papel central no atendimento e na conversão.
Além
da operação, o marketing segmentado aparece como ferramenta central na disputa
pela atenção do consumidor. A pesquisa da CNDL mostrou que o público acima dos
40 anos concentrou parte expressiva do poder de compra. Com isso, campanhas
direcionadas a esse perfil — com foco em qualidade, praticidade e entrega
rápida — tendem a apresentar maior retorno.
O
uso de campanhas específicas para públicos diversos também vem ganhando espaço.
“Marcas que dialogam com casais LGBTQIA+, casais maduros ou intergeracionais
ampliam sua base de relacionamento com mais autenticidade”, destaca o
consultor. A comunicação respeitosa, aliada à personalização, tem se tornado um
diferencial de imagem e de resultado.
Ainda
segundo o estudo, 87,5% dos consumidores preferiram presentear com produtos,
enquanto apenas 12,5% optaram por serviços — sendo a maior parte em restaurantes.
Embora o setor de experiências venha crescendo, o produto físico permanece como
principal escolha, reforçando a importância do varejo tradicional nesta data.
Parcerias
com negócios locais, como floriculturas, cafeterias e agências de viagem, também
podem ser exploradas para ampliar a oferta de valor sem necessariamente
depender de um portfólio extenso.
Embora
o cenário macroeconômico de 2025 ainda exija cautela, o Dia dos Namorados
permanece como uma janela concreta de oportunidades para o varejo,
especialmente para pequenas e médias empresas que conseguem agir com
velocidade.
Para
Gueno, o sucesso passa por três pilares: “estoque alinhado com a demanda,
comunicação orientada por dados e experiência de compra facilitada. Não basta
estar presente no mercado — é preciso ser relevante e rápido”.
A
expectativa da Rede Milionária é que, repetindo os resultados de anos
anteriores, os lojistas que estruturarem sua operação com antecedência,
personalizarem suas ofertas e apostarem em atendimento humanizado podem ver um
faturamento até 4x maior em comparação a semanas comuns do mês.
Via Assessoria de Imprensa - Comunicare www.comunicareagencia.com.br