
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (26), a Operação Malas & Mulas, com o objetivo de desarticular uma quadrilha responsável pelo envio de drogas através de bagagens despachadas no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. O grupo trazia maconha do Paraguai e armazenava a droga em um imóvel alugado antes de enviá-la para diversas cidades brasileiras.
Desde o início das investigações, 11 pessoas foram presas em flagrante transportando entorpecentes. Ao todo, foram apreendidos 444 quilos de maconha e 6,1 quilos de cocaína em aeroportos de Foz do Iguaçu (PR), Galeão (RJ), Fortaleza (CE), São Luís (MA) e Imperatriz (MA).
Na ação desta quarta-feira, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em imóveis utilizados pela quadrilha. Papiloscopistas e peritos coletaram impressões digitais e material genético para identificar outros envolvidos. Um mandado de prisão foi expedido contra um dos líderes do grupo, que não foi localizado e já é considerado foragido.
O nome da operação faz referência ao esquema utilizado pela quadrilha, que recrutava pessoas para atuar como “mulas”, transportando drogas dentro de malas despachadas. As investigações continuam para identificar outros envolvidos no esquema.