© MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL |
Neste segundo dia, os inscritos respondem a 90 questões de ciências da natureza e matemática, em um teste que dura até cinco horas. Em Brasília, candidatos chegaram cedo aos locais de prova para evitar imprevistos. O estudante Daniel de Sousa Silva, 27, e sua esposa saíram de casa por volta das 8h e enfrentaram uma longa viagem de transporte público até o local de aplicação. “Dependemos do transporte público. Por isso, saímos cedo para evitar imprevistos”, contou Daniel, que sonha em cursar Agronomia ou Tecnologia da Informação (TI).
Outro candidato, Carlos Henrique Fernandes Ottes, de 18 anos, saiu de Planaltina de Goiás, a 60 km de seu local de prova, com bastante antecedência para garantir tranquilidade. “Cheguei mais cedo para não correr riscos”, disse.
O primeiro dia de prova, realizado no último domingo (3), incluiu questões de linguagens, ciências humanas e uma redação sobre os desafios para valorizar a herança africana no Brasil. As notas do Enem são amplamente utilizadas para acesso a programas como o Sisu e o Prouni, oferecendo oportunidades de educação superior a jovens de todo o país.