O Paraná tem uma participação expressiva na primeira Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (OBICT). O Estado contou com 79 alunos disputando a terceira etapa da competição, que seleciona quem vai para a final. A previsão é que os nomes dos alunos classificados para última etapa sejam divulgados na próxima semana. A data de realização da prova que definirá os campeões ainda não foi divulgada.
Iniciada em julho, a OBICT teve 36.500 inscritos de todo o País, dos quais 3.118 do Paraná, estado com a maior participação. A primeira e a segunda fase aconteceram de forma online. Com 1.451 participantes de todo o Brasil, a terceira etapa foi realizada na última semana, de forma presencial, nas cidades dos alunos classificados.
Idealizada pela startup gaúcha EduSpace, a OBICT é realizada em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e com apoio do Governo do Paraná, por meio das secretarias da Inovação, Modernização e Transformação Digital e da Educação. É um evento aberto e gratuito voltado a jovens estudantes, divididos em três categorias: alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental (categoria 1) e do Ensino Médio ou Técnico (categoria 2). A categoria 3 é aberta a todas as pessoas, incluindo familiares e amigos dos estudantes.
Para o secretário da SEI, Alex Canziani, a Olimpíada representa uma grande oportunidade para fomentar e reconhecer talentos de jovens no âmbito da tecnologia. “O Paraná tem essa essência inovadora, de criação e desenvolvimento de projetos nas áreas de ciência e tecnologia, e isso reflete nos nossos jovens. Iniciativas como a OBICT ajudam a despertar o interesse deles por esses temas”, afirma.