Campanha de Vacinação Contra a Gripe no Paraná Começa Hoje



A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) inicia nesta segunda-feira (25) a campanha anual de vacinação contra a gripe em todo o Paraná. A iniciativa segue a orientação do Ministério da Saúde (MS) e estende-se até o dia 31 de maio, com o Dia D de mobilização nacional marcado para 13 de abril.


Para atender a demanda dos grupos prioritários, que totalizam 4.556.962 pessoas em todo o Estado, o Paraná recebeu 440 mil doses da vacina, já distribuídas às 22 Regionais de Saúde. Mais doses serão disponibilizadas em remessas ao longo do período de vacinação, conforme informado pela pasta federal.


O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, enfatiza a importância da imunização, especialmente diante da proximidade do período de baixas temperaturas, que aumenta a circulação dos vírus respiratórios. Ele alerta que a vacina é a principal medida para reduzir os riscos de contágio e as complicações decorrentes do vírus da Influenza.


A meta é imunizar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários, que incluem crianças, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, povos indígenas, trabalhadores de saúde, professores dos ensinos básico e superior, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e de salvamento, profissionais das forças armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo, trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.


A vacinação contra a Influenza pode ser aplicada simultaneamente às demais vacinas do Programa Nacional de Imunização, exceto a vacina contra a dengue. No ano passado, o Paraná alcançou uma cobertura vacinal geral de 55,40% dos grupos prioritários e de 52,61% dos povos indígenas.


A Influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, com período de incubação geralmente de dois dias. Os principais sintomas incluem febre, dor no corpo, dor de garganta, tosse e dor de cabeça. A população deve seguir também outras medidas preventivas, como o uso de máscara, distanciamento social, ambientes ventilados, higienização das mãos e evitar contato próximo com pessoas sintomáticas.

Postagem Anterior Próxima Postagem