Curso de justiça restaurativa capacita servidores municipais para mediar conflitos


 

Nesta quinta-feira (18), trinta servidores de diversas secretarias municipais deram início a um curso de formação em práticas de justiça restaurativa, uma ferramenta fundamental para a mediação de conflitos. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social e o Núcleo de Justiça Restaurativa, visando aprimorar a qualidade no atendimento aos cidadãos.

 

Hudson Moreschi, secretário de Assistência Social, destaca a importância da capacitação diante da natureza dos temas abordados nos atendimentos públicos. “Normalmente, todos os assuntos e pautas que chegam dos cidadãos para os atendimentos são de conflitos, desafios, dificuldades. Por isso, entendemos a importância de nossos servidores terem acesso a essa ferramenta de discurso de mediação para garantir ainda mais qualidade no atendimento às pessoas”, ressalta Hudson.

 

Os trinta servidores participantes do curso serão capacitados para atuar como multiplicadores, assumindo um papel de liderança na implementação da justiça restaurativa nas secretarias. Em muitas situações, aqueles que buscam atendimento nos serviços públicos podem estar insatisfeitos e expressar sentimentos adversos. “Nossos servidores terão condições de mediar o conflito e encontrar uma solução para que a pessoa possa sair satisfeita com esse processo de mediação”, assegura o secretário.

 

A capacitação visa transformar a abordagem dos servidores, permitindo-lhes lidar de maneira eficaz com conflitos, promovendo a resolução pacífica e satisfatória.

 

Para o juiz de Direito Fabricio Priottto Mussi, vê como um avanço da prefeitura aplicar a prática de justiça restaurativa em novas técnicas. “Eu acho que isso aqui é um avanço para a prefeitura, um avanço para a cidade. Isso aqui é a concretização de um projeto que começou lá atrás, quando aprovaram a lei criando Cascavel Cidade Restaurativa. Com isso, o serviço vai ganhar mais qualidade, diminui o nível de litígio entre a população e o serviço público. Acaba todo mundo ganhando", diz.

Postagem Anterior Próxima Postagem