Pós-Graduação em História abre inscrições para mestrado e doutorado nesta segunda-feira (27)

As inscrições ficam abertas até o dia 30 de agosto

ufpr.br
Pós-Graduação em História abre inscrições para mestrado e doutorado nesta segunda-feira (27)
Publicidade






Por João Cordeiro, sob supervisão





O Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) abriu nesta segunda-feira (27) as inscrições para os cursos stricto sensu de mestrado e doutorado, com ingresso para o primeiro semestre de 2027. São 47 vagas destinadas ao mestrado e 46 vagas para o doutorado. Para ambos os cursos, o programa se distingue em três linhas de pesquisa, sendo elas “Arte, Memória e Narrativa”, “Cultura e Poder” e “Intersubjetividade e Pluralidade”. As inscrições se encerram em 30 de agosto.





Entre a disponibilidade de vagas, o PPGHIS destina 75% à ampla concorrência, 20% às ações afirmativas (pessoas autodeclaradas pretas e pardas, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, pessoas transgênero e travestis, pessoas refugiadas, solicitantes de refúgio ou portadoras de acolhida humanitária e apátridas) e, por fim, 5% das vagas para servidores da UFPR.





O processo será dividido entre as etapas de inscrição, análise do projeto e arguição. Na inscrição, o candidato deve apresentar os seus documentos pessoais, o currículo lattes e o projeto de pesquisa, padronizado conforme o edital. Para os candidatos aprovados na fase de análise do projeto, as arguições serão marcadas entre outubro e novembro e serão defendidas de forma remota. Os aprovados em cada fase serão divulgados no site do PPGHIS. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 04 de dezembro.





Este ano, a concorrência será por linhas de pesquisa. Para o mestrado, são 15 vagas para a linha Arte, Memória e Narrativa; 14 vagas para a linha Cultura e Poder; e 19 vagas para a linha de Intersubjetividade e Pluralidade. Já para o doutorado são 16 vagas para a linha de Arte, Memória e Narrativa; 16 vagas para a linha de Cultura e Poder; e 14 vagas para a linha de Intersubjetividade e Pluralidade. 





Para mais informações sobre o processo seletivo, acesse o edital completo.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.