A Associação Comercial e Industrial de Cascavel celebra com entusiasmo a confirmação da liberação de cerca de R$ 210 milhões para a construção do futuro Centro de Convenções do Oeste do Paraná. O anúncio foi feito pelo governador Ratinho Júnior ao secretário de Estado do Turismo, Leonaldo Paranhos, e ao prefeito Renato Silva, e representa uma grande conquista para Cascavel e toda a região.
Para a Acic, o anúncio confirmando recursos para o empreendimento é uma grande vitória, que transcende o âmbito municipal. O novo espaço, projetado para sediar eventos de grande porte e dos mais variados setores, é visto como um investimento estratégico para o futuro. "É uma grande vitória. Resultado da união, da determinação e do compromisso de líderes e de entidades. A Acic fica muito feliz em participar dessa grande conquista", comenta o presidente da associação comercial, Marcio Blazius.
O Centro de Convenções é considerado um equipamento fundamental para a Cascavel de 2050 e para o desenvolvimento do Oeste do Paraná do futuro, impulsionando o turismo de eventos e a economia regional, comenta o vice-presidente da entidade, Antonio Ruyz. A Codesc fez estudos técnicos e sugeriu quatro opções de áreas para abrigar o empreendimento, e a decisão final coube à administração pública.
Além do engajamento institucional, a Acic teve importante papel financeiro para acelerar todo o processo. A entidade custeou a realização dos nove projetos, etapa fundamental para a viabilização dos recursos em tempo hábil junto ao Governo do Estado.
Impacto
O futuro Centro de Convenções será erguido em uma área total de 286 mil metros quadrados, com uma estrutura física que terá cerca de 65 mil metros quadrados construídos. A expectativa é que, em poucos anos, a estrutura se pague, gerando empregos, renda e aquecendo setores importantes da economia local e regional. A previsão é que a obra seja concluída em 2029, conforme comenta o presidente da AIF (Agência de Inteligência e Fomento), Sandro Rancy.
