A Transitar iniciou nesta segunda-feira (3) mais um curso de formação para o cargo de agente de mobilidade, referente ao concurso público nº 002/2023. Esta é a terceira turma de aprovados convocada desde o certame e conta com 26 alunos em formação.
De acordo com a coordenadora de Educação no Trânsito, Luciane Moura, o curso é uma etapa obrigatória para a posse no cargo e tem carga horária total de 328 horas-aula, com previsão de término no dia 18 de dezembro. “Essa formação é um critério essencial para que os aprovados assumam as funções. Trabalhamos com um projeto pedagógico estruturado, que contempla matriz curricular e plano de curso voltados à qualificação técnica e comportamental dos futuros agentes”, explica.
Durante o período de formação, os participantes terão aulas teóricas e práticas abrangendo conteúdos de mobilidade urbana, administração pública, legislação de trânsito, ética, psicologia, primeiros socorros, direção defensiva, operação de trânsito, engenharia, língua portuguesa e mecânica básica, entre outros. A formação também contará com a colaboração do Ministério Público e da Polícia Civil, reforçando a integração entre as instituições.
Os futuros agentes aprenderão sobre a atuação tanto no trânsito quanto no transporte público, incluindo rodoviária, terminais e aeroporto. “O objetivo é capacitar e habilitar profissionais aptos a servir a sociedade com excelência, compreendendo todos os aspectos legais e éticos da profissão. Não é apenas assumir o concurso e ir direto para as vias, há todo um preparo técnico e comportamental para que atuem com responsabilidade e maestria”, destaca a coordenadora.
O corpo docente é composto por profissionais com notório saber e experiência na área, selecionados cuidadosamente para conduzir a formação. Durante o curso, os alunos já poderão ser vistos nas vias públicas realizando atividades práticas, devidamente identificados como “servidor aluno da Transitar”.
