As vias marginais da BR-277, em Cascavel, receberão um investimento de R$ 25,8 milhões para obras de revitalização. O convênio foi assinado nesta segunda-feira (24), em Curitiba, na Secretaria das Cidades (Secid). O anúncio foi feito pelo secretário das Cidades, Guto Silva, ao lado do primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Gugu Bueno, e do deputado Batatinha.
O deputado Gugu Bueno destacou a importância da obra para o desenvolvimento do município. “É mais uma obra importante e estrutural para Cascavel. Muitas indústrias e trabalhadores utilizam diariamente essas marginais. O governador Ratinho Junior, junto com o secretário Guto Silva, atendeu esse pedido nosso e do prefeito Renato Silva, liberando R$ 25 milhões para revitalizar todo o trecho. Tenho certeza de que fará muita diferença na vida de quem trabalha naquela região”, afirmou.
A revitalização abrangerá o trecho que começa na avenida de acesso ao Aeroporto Regional, segue pela Avenida Tito Muffato, passa em frente à empresa MA Máquinas e avança até o acesso ao Bairro Guarujá — beneficiando diretamente o principal corredor industrial da cidade.
O projeto contempla 78.543,50 m² de pavimentação em CBUQ, além de terraplenagem, drenagem, base e sub-base, meio-fio com sarjeta, urbanização, sinalização, iluminação pública, ensaios tecnológicos e comunicação visual. O prazo estimado para execução é de 15 meses.
A obra vai recuperar todo o trecho da marginal no sentido Cascavel–Foz do Iguaçu, beneficiando diretamente o Parque Industrial Albino Nicolau Schmidt, onde circulam diariamente cerca de 6 mil trabalhadores, além das demais empresas instaladas ao longo da rodovia.
O secretário Guto Silva ressaltou que o projeto faz parte do programa estadual que leva asfalto novo a áreas urbanas estratégicas. “Esse programa leva asfalto novo para as pessoas e cumpre um compromisso do governador Ratinho Junior com a cidade. Isso transforma vidas”, disse.
O deputado Batatinha também comentou o impacto positivo da obra. “A pavimentação asfáltica não é simplesmente mais uma obra, é qualidade de vida para as pessoas”, afirmou.
Além do investimento estadual, o Município dará contrapartida para garantir a execução completa do projeto, que inclui revitalização, ciclofaixa, acessos para pedestres e modernização da iluminação pública.
Também participaram do anúncio a secretária de Cultura, Beth Leal; o secretário de Esportes, Suco; e o diretor-presidente da Ferroeste, André Gonçalves.
