Polícia Militar do Paraná Lança Operação Integrada “Scutum Limes” na Fronteira

 

Ação visa reforçar segurança e combater crimes transfronteiriços no Paraná

Desde segunda-feira (20), a Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), está executando a operação Scutum Limes, que se estende até o final da semana e tem como objetivo intensificar o policiamento na região de fronteira do estado. A ação conta com a participação de unidades especializadas do Comando de Missões Especiais (CME), como o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), RONE e a Companhia Independente de Operações com Cães (CIOC).

Com caráter preventivo, repressivo e dissuasivo, a operação Scutum Limes visa combater uma série de crimes, incluindo tráfico de drogas, contrabando e outros ilícitos. A estratégia é garantir maior presença policial nos pontos estratégicos da fronteira, além de promover o controle territorial por meio de uma ação integrada e coordenada, abrangendo os ambientes terrestre, aquático e aéreo.

Até o momento, a operação já surtiu resultados significativos. Em apenas três dias de ação, a polícia abordou 5.123 pessoas e vistoriou 662 veículos, resultando na apreensão de oito veículos e na detenção de 14 pessoas. Além disso, a força policial cumpriu quatro mandados de prisão e apreendeu três armas de fogo. Um dos maiores impactos da operação foi a apreensão de 501,26 kg de entorpecentes e a interceptação de 37.938 pacotes de cigarros contrabandeados. O prejuízo causado ao crime foi estimado em mais de R$ 5.000.000,00.

Em visita à região, o Coronel Paulo Renato Aparecido Siloto, Comandante do CME, destacou a importância da operação no fortalecimento da segurança na região de fronteira. “A integração entre as forças de segurança e o apoio da Secretaria de Segurança Pública têm sido fundamentais para o enfrentamento aos crimes transfronteiriços. A operação tem trazido resultados significativos e fortalece ainda mais a segurança pública no Paraná”, afirmou o Coronel.

A operação Scutum Limes também é um exemplo da colaboração entre diversas unidades de segurança pública, reforçando a eficácia de ações conjuntas no combate ao crime organizado. Segundo o Comandante do BPFRON, Major Marcos Dias, a presença integrada das unidades tem sido essencial para um trabalho mais eficiente no controle de áreas estratégicas e no combate a atividades ilícitas nas fronteiras.

A operação segue em andamento e, para contribuir com as ações, a Polícia Militar do Paraná orienta a população a utilizar o telefone de denúncia (44) 99985-2726, para repassar informações sobre atividades suspeitas. A participação da comunidade é fundamental para o sucesso de ações como a Scutum Limes.






Postagem Anterior Próxima Postagem