Polícia Federal deflagra Operação Draupnir para desarticular grupo criminoso envolvido em tráfico internacional de drogas


 Cascavel/PR – A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (22), a Operação Draupnir, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso envolvido com o tráfico internacional de drogas. A ação cumpre mandados de prisão temporária, busca e apreensão, além do sequestro de mais de R$ 30 milhões em bens e valores dos investigados.


As ordens judiciais foram expedidas pela 4ª Vara Federal de Cascavel (PR) e estão sendo cumpridas em cidades do estado de Santa Catarina, incluindo Chapecó, Xanxerê e Faxinal dos Guedes. Ao todo, são dez mandados judiciais: cinco de prisão temporária e cinco de busca e apreensão.


De acordo com a Polícia Federal, as investigações começaram em abril de 2024, após a apreensão de um caminhão que transportava 6,3 toneladas de maconha e 13 quilos de haxixe, escondidos sob uma carga de soja, na região de Santa Lúcia (PR).


O inquérito apontou que o grupo utilizava uma empresa de transporte para movimentar grandes quantidades de drogas oriundas do Paraguai. Durante as apurações, a PF identificou o modus operandi da organização, que incluía o uso de “batedores” para monitorar a presença policial nas rodovias e garantir o deslocamento seguro das cargas ilícitas.


As investigações também encontraram ligação com outro grande carregamento de drogas, apreendido em agosto de 2023, na cidade de Goiatuba (GO), quando foram interceptadas cerca de 3 toneladas de maconha escondidas em uma carga de fertilizantes.


Segundo a PF, a Operação Draupnir busca colher novas provas, descapitalizar o grupo e identificar outros envolvidos. Os investigados poderão responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.


A Polícia Federal reafirma seu compromisso no combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas, atuando para desarticular financeiramente grupos criminosos e proteger a sociedade.


📞 Disque-denúncia: (45) 3220-6817

🌐 Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal de Cascavel/PR — www.gov.br/pf

Postagem Anterior Próxima Postagem