Heroísmo em Meio às Chamas e Investimento em Equipamentos: Sargento Bombeiro Ferido em Resgate Vira Destaque

 

Cascavel, Paraná - O heroico resgate de vítimas de um incêndio em um edifício no Bairro Country de Cascavel, ocorrido na manhã de quarta-feira, 15 de outubro de 2025, colocou em evidência a bravura do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) e levantou o debate sobre a necessidade de investimento em equipamentos de ponta para a corporação.

O incidente, que mobilizou diversas equipes de resgate, resultou em ferimentos em civis e, notavelmente, em dois militares, incluindo o Sargento Edemar de Souza Migliorini, que arriscou a própria vida ao adentrar as chamas para salvar uma jovem e uma criança.

O Ato Heroico do Sargento Migliorini

Em uma coletiva de imprensa realizada após o resgate, um representante do Corpo de Bombeiros destacou o extremo heroísmo do Sargento Migliorini. Ele sofreu queimaduras de segundo e terceiro graus, principalmente no dorso, braços e mãos, que atingiram cerca de 20% de seu corpo, conforme informações subsequentes da imprensa.

O militar foi descrito como um "herói" que "entrou no meio das chamas" para garantir a vida da jovem. Sua atitude foi além da missão padrão, representando "realmente o que significa o Bombeiro Militar do Estado do Paraná". O outro bombeiro ferido, Cabo Leandro Batista, sofreu queimaduras nas mãos, mas já recebeu alta hospitalar.

O Sargento Migliorini segue internado, porém, com quadro de saúde em evolução. Uma das vítimas civis, Juliane Suellem Vieira dos Reis, sofreu queimaduras mais graves (entre 70% e 90% do corpo) e seu sobrinho, Pietro, de 4 anos, também com queimaduras de terceiro grau e lesões nas vias aéreas, foi transferido para Curitiba.

Aquisição de Novas Escadas Magirus e Plataformas

A necessidade de equipamentos mais avançados para o combate a incêndios em edifícios altos foi ressaltada pelo representante do Corpo de Bombeiros. Ele confirmou que o estado do Paraná está em processo de aquisição de novos equipamentos, incluindo uma Escada Magirus, que é essencial para resgates em altura.

"Estamos com um processo de aquisição de três equipamentos como esse", informou. O primeiro equipamento, uma Escada Magirus, que é o maior e mais complexo, não possui "pronta entrega", e a empresa fornecedora solicitou "mais alguns meses" para a entrega.

Além disso, uma plataforma de combate a incêndio já está prestes a ser entregue. O Corpo de Bombeiros também está comprando mais quatro equipamentos, possivelmente de porte menor, adaptados à característica das cidades.

O objetivo é distribuir esses equipamentos para as principais cidades do interior, como Cascavel, Toledo e Ponta Grossa, a fim de garantir que os grandes centros tenham recursos à disposição para esse tipo de emergência. A aquisição de uma escada de porte menor, especificamente para Cascavel, foi mencionada.

Notas Finais

O representante do CBMPR também mencionou um compromisso que não pôde ser cumprido. O Comandante do Corpo de Bombeiros gostaria de estar presente para homenagear o sargento, mas não pôde comparecer devido ao falecimento de seu pai momentos antes da coletiva.

A investigação sobre as causas do incêndio, que teria começado no apartamento das vítimas, está em andamento. O caso de Cascavel reforça a importância da dedicação dos bombeiros e a urgência na modernização dos equipamentos de combate a incêndios, especialmente em áreas urbanas com edifícios cada vez mais altos.

Postagem Anterior Próxima Postagem