VIA WHATSAPP | Canal oficial de comunicação do Setor de Alvará passará por mudanças no horário de atendimento a partir de 1º de outubro


 Com foco em oferecer um atendimento mais ágil e organizado, a Prefeitura de Cascavel está implantando mudanças importantes no Setor de Alvará da Secretaria de Finanças. A partir de 1º de outubro de 2025 o WhatsApp, um dos canais de comunicação com o setor desde outubro de 2024, terá  atendimento realizado de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h, por meio do número (45) 99116-4223. A redução do horário busca otimizar o fluxo de demandas e garantir mais eficiência.

A Prefeitura reforça que o atendimento presencial e o e-mail (alvara@cascavel.pr.gov.br) continuam disponíveis, garantindo que os contribuintes possam escolher a forma mais adequada de contato conforme a necessidade.

A decisão de tornar o WhatsApp o canal oficial com horário reduzido foi consolidada em uma reunião que aconteceu recentemente, com a presença de representantes da Receita da Prefeitura de Cascavel, do Setor de Alvará e da classe contábil. No encontro, foram destacados a agilidade dos serviços prestados pelo canal de mensagens e os principais desafios enfrentados.

De acordo com o secretaria de Finanças, Joacir Cosma, a medida busca organizar melhor o fluxo de informações e garantir mais eficiência. “Ao concentrar as solicitações em um único canal, conseguimos organizar melhor as respostas, reduzir o tempo de espera, entender as maiores dificuldades dos contribuintes em utilizar as ferramentas do sistema,  e dar mais transparência aos processos que estão em andamento”.

Com a mudança, o WhatsApp passa a ser o meio oficial para orientar os contribuintes sobre como utilizar o sistema da Prefeitura. Pelo canal, será possível tirar dúvidas e receber orientações passo a passo sobre procedimentos como obtenção, alteração e baixa de licença de funcionamento, autorizações para eventos, consultas, juntada de documentos e acompanhamento de processos, a serem realizados pelo próprio responsável.

O Setor de Alvará também fornecerá informações de caráter orientativo sobre protocolos, normas legais para licenciamento, pesquisa de débitos, emissão de guias de pagamento, parcelamentos e liberação de acesso ao sistema. O município ressalta que o canal não serve para realizar consultas de andamento de processos, também não emitirá extratos e guias de pagamento.

O atendimento pelo WhatsApp servirá exclusivamente para explicar e orientar como o responsável ou contador pode utilizar o sistema para obter essas informações por conta própria. Todo o atendimento será puramente orientativo, já que o responsável pelo processo possui acesso integral a todas as etapas pelo portal da Prefeitura.

A mudança passa a valer a partir de 1º de outubro, no número (45) 99116-4223, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h.

Orientações para solicitar o atendimento

A recomendação é que o contribuinte reúna todas as informações na mesma mensagem, incluindo, sempre que possível, o número do protocolo. Isso permite dar continuidade ao processo sem que seja necessário retornar à fila de atendimento, além de agilizar a análise pelos técnicos.

A Prefeitura lembra ainda que o responsável pelo processo deve acompanhar diretamente seu andamento no sistema digital, onde tem acesso integral a todas as etapas, incluindo pareceres e vistorias. Já os processos que tramitam em outros órgãos, como Meio Ambiente, Vigilância Sanitária e Fiscalização de Alvará, devem ser acompanhados junto às respectivas secretarias e setores.

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