Os temporais que atingem o Paraná desde o fim de semana seguem causando transtornos nesta segunda-feira (22). De acordo com a Copel, cerca de 405 mil domicílios estão sem energia elétrica em todo o estado. As equipes da companhia estão mobilizadas para atender mais de 5.800 ocorrências registradas até a manhã de hoje.
Segundo o Simepar, a frente fria que avança sobre todas as regiões provoca chuvas generalizadas, descargas atmosféricas e rajadas de vento que, em alguns pontos, ultrapassaram os 100 km/h, como nas estações de Altônia e Ubiratã, no Noroeste.
Em Bandeirantes, no Norte do estado, duas torres de alta tensão foram derrubadas pela força do vento. Apesar do impacto, não houve falta de energia, já que as áreas atendidas por essas estruturas foram redirecionadas para linhas alternativas. A reconstrução deve ser concluída até o fim da semana.
As regiões Oeste e Sudoeste concentram mais de 1.300 ocorrências relacionadas à falta de energia. Entre os municípios mais afetados estão Anahy, Cruzeiro do Iguaçu, Iguatu, Iracema do Oeste, Lindoeste, São Jorge do Oeste, Terra Roxa e Tupãssi.
Orientações
A Copel orienta que os clientes registrem a falta de energia pelo aplicativo da empresa, pelo site www.copel.com ou pelo WhatsApp (41) 3013-8973.
Em situações de risco, como postes quebrados ou fios caídos, a recomendação é não se aproximar e acionar imediatamente a companhia pelo telefone 0800 51 00 116.