PURA CRIATIVIDADE | Alunos da Escola da Transparência lançam livro de contos de terror

 

A criatividade dos alunos da Escola da Transparência será celebrada em grande estilo na sexta-feira (26), às 19h, com o lançamento do livro "Contos de Terror do 5° ano C, com histórias de assombração produzidas pelas crianças. Um momento de comemorar a educação e a literatura. O evento será realizado na própria escola, localizada na R. Panamá, 3323 – Floresta, Cascavel. 

O projeto, conduzido pela professora Talita Fabiana Vanso Garbim e pela instrutora Jhenefer Marcos, envolveu todas as etapas do processo de criação literária: desde a oralidade, leitura e escrita dos textos, passando pela revisão, digitação, criação de ilustrações e até a elaboração da capa com o auxílio da inteligência artificial. A edição e diagramação final também foram realizadas pelos próprios alunos, com orientação da equipe pedagógica.

Segundo a professora Talita, a atividade vai muito além de um exercício de escrita. “Transformar os contos dos alunos em um livro proporciona um sentimento de pertencimento e orgulho. Cada criança percebe que sua voz é valorizada, e isso fortalece o interesse pela leitura e pela escrita, habilidades essenciais para a vida acadêmica e pessoal”.

Na última semana, os alunos Rycardo Samuel del Rio da Rocha e Maria Eduarda Nunes Prestes representaram a turma na entrega dos convites para o lançamento do livro. Os convites foram entregues ao prefeito de Cascavel, Renato Silva, à secretária de Educação Marcia Baldini, à Diretora do Departamento de Ensino Francielle Beckert, e a outros servidores da Secretaria Municipal de Educação, reforçando o envolvimento da comunidade escolar no evento.

A secretária de Educação, Marcia Baldini, reforça a importância da iniciativa. “Atividades como estas mostram a importância de valorizar a criatividade e o protagonismo dos alunos desde cedo. Transformar os contos em um livro permite que cada criança veja sua voz reconhecida e incentiva o gosto pela leitura e escrita. A educação vai além da sala de aula quando conseguimos envolver os alunos em atividades práticas, colaborativas e que despertam a imaginação, fortalecendo o aprendizado de forma significativa.”

O lançamento do livro marcará um momento especial de celebração do aprendizado e da criatividade, pois cada aluno receberá seu exemplar, poderá dar autógrafos e compartilhar a experiência com a família.

A iniciativa evidencia como atividades práticas e significativas contribuem para a formação integral dos alunos, estimulando a reflexão crítica, o protagonismo e a apropriação ativa do conhecimento. Ao transformar a produção textual em um livro, os alunos não apenas desenvolvem habilidades de leitura e escrita, mas também compreendem a relação entre sua experiência social e cultural e o processo de aprendizagem. 

Postagem Anterior Próxima Postagem