A Polícia Ambiental de Umuarama embargou, nesta sexta-feira (26), uma propriedade rural no distrito de Vila Rica do Ivaí, onde recentemente foram localizados os corpos de cobradores desaparecidos em Icaraíma. O local também foi multado em mais de R$ 7,5 milhões por graves danos ambientais.
Durante vistoria, os policiais constataram degradação em Área de Preservação Permanente (APP), Reserva Legal e em vegetação nativa em estágio médio de regeneração da Mata Atlântica. O gado criado dentro da mata comprometeu a cobertura vegetal, compactou o solo e provocou assoreamento dos corpos hídricos.
Foram identificados 278,55 hectares de áreas danificadas, sendo 65,86 ha em APP, 131,71 ha em Reserva Legal e 80,98 ha de vegetação nativa em regeneração. Além disso, havia trechos sem cercamento, permitindo o livre acesso do rebanho, além de pontos com supressão irregular de vegetação.
No local também foram encontrados bunkers clandestinos, usados para ocultação da caminhonete e dos corpos dos cobradores assassinados, bem como para esconder drogas.
A fazenda está arrendada e tanto o proprietário quanto o arrendatário foram responsabilizados. Ambos terão que retirar o gado das áreas de mata e realizar o cercamento, sob risco de apreensão dos animais.
Foram lavrados seis Autos de Infração Ambiental (AIA), somando R$ 7.548.000,00, e o caso foi comunicado ao Ministério Público.
Fonte: Umuarama News