O paraciclista paranaense Luis Carlos Steffens segue firme no calendário de competições e encara mais um grande desafio neste fim de semana: o Giro D’Hernandarias 2025, competição internacional por etapas que será realizada no Paraguai e reúne atletas do Brasil, Argentina, Uruguai e outros países sul-americanos.
A prova é uma das mais tradicionais da modalidade e será dividida em três etapas: uma prova de estrada de 92 km no sábado (27) pela manhã, um contrarrelógio à tarde e, no domingo (28), um circuito urbano.
Steffens vem de uma sequência intensa de treinos, incluindo simulações de prova em pelotão, como o tradicional “pelotão marginal” de Toledo, realizado na última semana. Segundo ele, esse tipo de treino tem grande impacto físico, mas acelera a evolução do rendimento. “Senti as pernas bem melhores essa semana. Já deu para perceber os resultados desses treinos fortes. Estou confiante para fazer uma boa prova”, afirmou.
Mundial de Pista
Após ser convocado para integrar a equipe brasileira no Campeonato Mundial de Paraciclismo de Pista 2025, que acontece de 16 a 19 de outubro, no Rio de Janeiro, Luis está cada vez mais focado em melhorar sua performance. A participação no Giro representa mais do que um pódio: é parte fundamental no processo de formação do atleta, tanto técnica quanto mentalmente. Eventos por etapas ajudam a testar limites, desenvolver estratégias e manter o ritmo competitivo em alto nível.
A expectativa é de bons resultados e aprendizado, fortalecendo ainda mais a preparação para os grandes desafios que se aproximam. Steffens corre pela Associação dos Paratletas de Cascavel (APAC) e conta com o apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte) e o patrocínio da Copel.
Reconhecimento
Steffens lembra que integrar a seleção é um objetivo que vem sendo construído desde o início do ano. A participação em competições fez parte dessa preparação do atleta. “Tive a participação no Brasileiro de Estrada, onde conquistei medalhas em duas provas. Essa convocação é um reconhecimento que nos deixa extremamente felizes e nos imputa um compromisso ainda maior com os treinamentos. A prova em Hernandárias, no Paraguai, é mais uma oportunidade para testar o meu potencial e me preparar para o Mundial de Pista”, comentou.