O Conseg (Conselho Comunitário de Segurança), com o apoio da Acic e da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção à Comunidade, promoveu nesta terça-feira (30), a 1ª Conferência Municipal de Segurança Pública de Cascavel. O evento, realizado na sede da Sesppro, contou com a participação de representantes da sociedade civil, autoridades municipais e forças de segurança.
A conferência teve caráter deliberativo e teve como objetivo analisar e aprovar o Plano Decenal de Segurança Pública, elaborado a partir das propostas recebidas durante as pré-conferências realizadas pelo Conseg. Entre os principais objetivos estão a consolidação do texto do plano, a promoção da participação democrática da sociedade na formulação de políticas públicas, a integração entre forças de segurança, poder público e comunidade, e a definição de metas estratégicas para a execução do plano nos próximos dez anos.
O presidente do Conseg, Sérgio Leonardo, pontua a importância do debate entre sociedade e órgãos de segurança. “Discutimos as demandas trazidas pela comunidade e pelas forças de segurança, identificamos problemas e elaboramos um plano decenal para os próximos 10 anos. Ter esse planejamento facilita apontar e resolver questões, envolvendo toda a comunidade nesse processo”, explicou.
O secretário de Segurança Pública e Proteção à Comunidade, Coronel Lee, destacou que a conferência é o momento de conclusão e encaminhamento das demandas apresentadas nos encontros anteriores. “Foram levantados assuntos que mais afligem a população e os profissionais da segurança. Agora, com todas as demandas em mãos, podemos propor soluções e encaminhamentos estratégicos para a segurança pública da cidade”.
O prefeito de Cascavel, Renato Silva, também reforçou a importância da participação da população e das forças de segurança. “Quando sociedade e governo trabalham juntos, garantimos mais segurança e qualidade de vida para todos. É essencial que toda a população participe desses debates”, disse.
A 1ª Conferência Municipal de Segurança Pública marca o início de um trabalho contínuo de planejamento e participação cidadã, com revisões periódicas a cada dois anos, visando construir uma Cascavel mais segura, integrada e participativa. O presidente do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Horst, destacou que o planejamento de segurança ao longo dos anos permite corrigir falhas e aprimorar ações. “Cascavel cresce e se desenvolve diariamente, e eventos como este dignificam a gestão e fortalecem a comunidade, oferecendo soluções para os problemas que afligem a população”, pontuou.