Atleta de Cascavel conquista 4 medalhas nos Jogos Brasileiros para Transplantados


 O atleta Vanilto Dipicoli , de 36 anos, brilhou na última edição dos Jogos Brasileiros para Transplantados , realizada em Curitiba entre os dias 18 e 21 de setembro. O evento reuniu mais de 200 atletas de todo o país e reforçou a importância da doação de órgãos, mostrando que é possível dar uma nova chance de vida a quem recebe um transplante.

Vanilto, que já havia conquistada medalha de bronze nos Jogos Mundiais em 2023, surpreendeu ao conquistar quatro medalhas na competição:

  • Ouro nos 200 metros de atletismo

  • Prata nos 400 metros de atletismo

  • Prata nos 5 km de corrida

  • Vitória na modalidade de tênis de mesa

"Foi um resultado melhor até do que eu esperava. Tive alguns contratempos na preparação, com algumas lesões, e não sabia como seria meu rendimento. Mas, durante a competição me senti muito bem e conquistei mais medalhas até do que imaginei. Saí com um sentimento de muita felicidade e orgulho", contou Vanilto.



As conquistas ganham ainda mais relevância com a proximidade do Dia Nacional de Conscientização para Doação de Órgãos , comemorado em 27 de setembro. Vanilto é transplantado desde 2010, quando recebeu um rim da mãe após meses de hemodiálise. Ele iniciou a corrida como parte do tratamento e hoje utiliza o esporte para divulgar a importância da doação de órgãos, sendo embaixador em diversas entidades.

"O Paraná é líder nacional em doação de órgãos. Ações como os Jogos para Transplantados ressaltam o trabalho realizado para aumentar os índices de doação. Conversar com a família é fundamental, assim como registrar o desejo de ser doador por meio da AEDO , uma certidão digital feita online e registrada em cartório. Uma doação pode salvar até 8 vidas", destacou Vanilto.

Postagem Anterior Próxima Postagem