Um homem foi detido pela Guarda Municipal de Toledo na madrugada desta terça-feira (5) após uma perseguição que começou com a constatação de que ele dirigia com os faróis desligados. O suspeito, que apresentava sinais de embriaguez e uso de entorpecentes, colidiu com um veículo oficial e tentou escapar a pé antes de ser capturado.
O fato ocorreu por volta da 1h, quando uma equipe da Guarda Municipal em patrulhamento na Rua Navílio Donassolo, na divisa entre o Jardim da Mata e o Pinheirinho, avistou um Ford Fusion circulando de forma irregular. Ao ser abordado com os sinais luminosos e sonoros da viatura, o motorista iniciou uma fuga em alta velocidade.
Durante a perseguição, o condutor jogou o carro contra uma das viaturas, causando danos na parte frontal, e continuou a fuga. A perseguição só terminou quando o motorista perdeu o controle da direção em uma curva com lama e saiu da pista. Ele ainda tentou fugir por uma área de mata, mas foi alcançado e detido pelos agentes.
Com visíveis sinais de embriaguez, como hálito alcoólico, dificuldade na fala e para se manter de pé, o homem confessou ter consumido álcool e crack. Diante da sua recusa em soprar o bafômetro, foi lavrado um termo de constatação de embriaguez, além de multas por dirigir com o farol apagado, desobediência e recusa ao teste.
A contenção com algemas foi justificada pela Súmula Vinculante nº 11 do STF, que trata de casos com risco de fuga ou perigo. Após passar por atendimento médico na UPA, o homem foi encaminhado para a 20ª Subdivisão Policial de Toledo, onde responderá pelos crimes cometidos.
Via Plantão Toledo