Moradores do Paraná registraram aumentos expressivos na conta de luz depois que a Companhia Paranaense de Energia (Copel) fez a troca dos medidores comuns para os medidores inteligentes.
Na região de Curitiba, os medidores foram instalados em 15 cidades: Agudos do Sul, Araucária, Balsa Nova, Campo do Tenente, Colombo, Contenda, Fazenda Rio Grande, Lapa, Mandirituba, Piên, Piraquara, Quitandinha, Rio Negro e São José dos Pinhais.
Segundo a Copel, a expectativa é que até o fim do ano o medidor inteligente esteja em um a cada três imóveis atendidos pela companhia no estado.
A troca faz parte do programa Rede Elétrica Inteligente, que troca os relógios convencionais por modelos digitais mais modernos. Os novos aparelhos fazem a leitura em tempo real, religamento remoto, detecção automática de falhas, além da transmissão remota dos dados de consumo.
Na casa da engenheira Helen Teixeira, em São José dos Pinhais, o medidor foi trocado para um inteligente em junho. Porém, a medição do consumo ainda é feita de forma manual por um funcionário da Copel.
Na residência, a conta costumava ser cerca de R$ 90. No mês em que o medidor foi trocado a conta passou para R$ 210. Um mês depois, a conta foi de R$ 588 – um aumento de mais de 500%. Conforme a engenheira, o padrão de consumo continuou o mesmo.
"Moramos eu, meu esposo, e minha filha. Na maior parte do tempo os dois ficam fora de casa na escola ou no trabalho. Eu trabalho em casa, mas é super tranquilo, não tem altos consumos", explica.
A mulher procurou o Procon do município para registrar uma reclamação. Além dela, quase 100 moradores da cidade procuraram o órgão para registrar queixas dos aumentos expressivos na fatura após a troca do equipamento.
O alto número de reclamações levou o Procon a notificar a Copel.
"Considerando o número elevado de reclamações, nós notificamos a Copel para apresentar laudos e documentos sobre essa nova tecnologia, esse novo medidor, sob pena de suspender a instalação de novos medidores em toda a cidade", detalha Jaiderson Rivarola, superintendente do Procon de São José dos Pinhais.
Por meio de nota, a Copel confirmou que recebeu a notificação emitida pelo Procon de São José dos Pinhais. A empresa afirmou que irá esclarecer prontamente os pontos levantados pelo órgão e tem sob análise quatro casos específicos encaminhados pelo órgão, entre eles o de Helen.
Disse ainda que, em São José dos Pinhais, a leitura ainda é feita manualmente porque a tecnologia está em fase de implantação.
A empresa não comentou sobre a diferença dos valores nas faturas.
Via g1