O município de Corbélia será palco, no dia 19 de agosto, de duas apresentações do premiado espetáculo “Para Não Morrer”, protagonizado pela atriz Nena Inoue, vencedora do Prêmio Shell (2019) e do Troféu Gralha Azul (2017). As sessões acontecem no Centro Cultural de Corbélia, às 14h30 e às 19h30, com entrada gratuita e intérprete de Libras.
Baseada na obra “Mulheres” (1997), do escritor uruguaio Eduardo Galeano, a peça resgata histórias reais de mulheres que, ao longo da história, tiveram suas trajetórias apagadas ou distorcidas pela perspectiva dominante. O monólogo, com dramaturgia de Francisco Mallmann e direção da própria Nena Inoue, revisita feitos de personagens femininas marcadas por lutas contra a opressão, racismo e injustiças sociais.
“A ideia é dar luz para essas mulheres e seus feitos históricos, falando sobre suas lutas, opressões, violências, mas também sobre coragem, resistência e afeto. Essas vivências oscilam entre força e ternura”, destaca Nena.
Desde sua estreia em 2017, “Para Não Morrer” já foi assistido por mais de 40 mil pessoas em cerca de 300 apresentações por todo o Brasil, recebendo reconhecimento de crítica e público. Agora, por meio do Edital de Circulação de Apresentações Artísticas da Secretaria Estadual de Cultura, viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, o espetáculo realiza uma temporada pelo Oeste do Paraná, passando pelas cidades de Corbélia (19/08), Guaíra (22/08), Toledo (25/08), Medianeira (26/08) e Cascavel (28/08).
Oficina de Teatro com Nena Inoue
Além das apresentações, Corbélia também será contemplada com uma Oficina de Teatro ministrada por Nena Inoue. A atividade, voltada para pessoas a partir de 16 anos, acontecerá no dia 20 de agosto, das 14h às 20h, no Centro Cultural de Corbélia. A oficina tem caráter prático, com exercícios de consciência corporal, técnicavocal e jogos de improvisação, baseados na trajetória de Nena como atriz e diretora. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas no próprio Centro Cultural.