No dia 3 de maio de 2025, a Polícia Civil do Paraná, por meio das Delegacias de Quedas do Iguaçu e Catanduvas, pertencentes à 15ª Subdivisão Policial (SDP), deflagrou a Operação Cidade Segura nos municípios de Quedas do Iguaçu, Espigão Alto do Iguaçu e Três Barras do Paraná. A ação teve como foco a repressão qualificada aos crimes contra a vida, especialmente homicídios, além da prevenção de delitos ligados ao tráfico de drogas e o cumprimento de mandados de prisão.
As diligências foram realizadas em áreas críticas previamente mapeadas com base em dados estatísticos, priorizando os bairros com maior incidência de violência. Em Quedas do Iguaçu, os trabalhos se concentraram nas regiões da Vila Dias, Beira Rio, Serraria 6, Campo Novo, Jhon Kennedy, Centro, Alto Recreio, Primavera, Jardim Floresta, Vila Rica, Bom Pastor, São Cristóvão, Tarumã, Iagoda, Alto Alegre e nos assentamentos rurais. Já em Três Barras, os bairros Alto Campo, Jardim Floresta e Viveiro foram os principais alvos das atividades.
Durante a operação, foram realizadas abordagens a veículos, motocicletas e pessoas, em pontos estratégicos. Ao todo, 33 pessoas foram abordadas e identificadas, duas motocicletas vistoriadas e um homem de 29 anos foi preso, em cumprimento a mandado expedido pela Justiça.
A operação transcorreu sem intercorrências graves, de forma organizada e eficaz, evidenciando a importância da presença ostensiva da Polícia Civil em locais de maior vulnerabilidade. A ação também fortaleceu o vínculo com a comunidade local e forneceu dados importantes para investigações em andamento.
A Polícia Civil do Paraná reafirma seu compromisso com a segurança pública e continuará promovendo operações integradas, com foco na prevenção e repressão qualificada à criminalidade violenta.