MAIO AMARELO: Cascavel terá programação educativa extensa para conscientizar comunidade sobre comportamento seguro no trânsito

 

O movimento Maio Amarelo ganha mais uma edição em Cascavel. Com o tema "Desacelere. Seu bem maior é a vida", ao longo do mês de maio a Transitar promoverá uma extensa agenda de ações educativas. A campanha busca sensibilizar motoristas, pedestres, ciclistas e passageiros sobre a importância do comportamento seguro no trânsito.


A abertura oficial da campanha está marcada para segunda-feira (5), às 9h, na Câmara Municipal de Vereadores. No evento, que é aberto a toda a população, a Transitar fará divulgação oficial do tema e dos objetivos da campanha. 

A programação do mês de maio inclui palestras em instituições de ensino e empresas, intervenções lúdicas, orientações em vias públicas e atividades direcionadas a públicos específicos como idosos, crianças e trabalhadores do setor industrial.

Segundo a coordenadora de Educação do Trânsito da Transitar, Luciane de Moura, a conscientização é essencial para garantir vias mais seguras.  “O principal objetivo é lembrar a todos que a responsabilidade por manter a segurança no trânsito é coletiva e, com base nos dados dos últimos anos, temos percebido que as ações educativas fazem toda a diferença. A conscientização é o caminho mais eficaz e precisa da colaboração de todos", frisa. 


Além de ações em escolas e empresas, as equipes estarão nas ruas chamando atenção para atitudes rotineiras que, apesar de parecerem inofensivas, oferecem grande risco à vida, como o uso do celular ao volante, o excesso de velocidade ou o desrespeito à sinalização. Também estão previstas ações voltadas exclusivamente aos usuários do transporte coletivo.

Em Cascavel, o  movimento Maio Amarelo conta com o apoio da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Detran, Corpo de Bombeiros, Samu, OAB, Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e outras entidades parceiras.


O cronograma detalhado das ações será divulgado semanalmente, conforme a confirmação das ações e endereços em que elas serão realizadas. "Toda a população é convidada a aderir, participar e repensar sobre o comportamento no trânsito durante todo o tempo", finaliza a professora Luciane de Moura.














Postagem Anterior Próxima Postagem