Muito mais que uma casa, as famílias contempladas no programa Pró-Moradia também recebem capacitação profissional para poderem ter um futuro digno e buscar novas oportunidades no mercado de trabalho.
"Estou feliz. Eu quero abrir um salão no Favo de Mel, onde vou morar com minha família. Minha vida vai mudar e vou poder ajudar meu marido nas despesas de casa". A declaração é da costureira Juliana Camargo, moradora da área de ocupação irregular do Jardim Melissa, e que foi contemplada pelo programa Pró-Moradia.
O prefeito Renato Silva contornou que o Município vai além da entrega de moradia a famílias em situação de vulnerabilidade. "As pessoas às vezes têm desejo, têm vontade, mas não sabem por onde começar. Então a gente ajuda também a treinar, a capacitar, a formar pessoas para que eles tenham um caminho e saibam onde trabalhar, onde produzir, da melhor forma possível".
Juliana e outras mulheres que integram este programa estão participando de um curso profissionalizante, oferecido pela Cohavel (Companhia de Habitação de Cascavel), que está sendo realizado no Salão Comunitário do Jardim Melissa. "Este curso é exclusivo para essas famílias. Homens e mulheres podem participar. Dentro do programa Pró-Moradia, 2% dos recursos provenientes são investidos no trabalho técnico-social como cursos profissionalizantes", explicou o presidente da Cohavel, Vinicius Boza.
O curso começou há 30 dias com técnicas de corte de cabelo, sobrancelha em hena e manicure. Os professores que ministram o curso são contratados por meio de licitação. A empresa vencedora é responsável por aplicar o curso. Com isso a Companhia de Habitação de Cascavel, busca não apenas dar uma moradia às famílias, mas também, inserida-las no mercado de trabalho. Em todas as novas obras da Cohavel é feito o cadastro das famílias e o convite para que participem desses cursos.
“Essas mulheres estão aprendendo além das técnicas de beleza, também como tratar o cliente e a ética na profissão. Este curso é uma oportunidade excelente de aprendizagem e elas vão sair daqui prontas para o mercado de trabalho, com a oportunidade de ter uma renda própria através do trabalho delas. Este conhecimento que estão adquirindo aqui é pra vida”, falou a professora, Vanessa Vacheleski.
Para a dona de casa, Adriana Ribeiro “os cursos são muito importantes para mulheres como eu que não podem trabalhar fora. Se eu conseguir trabalhar em casa, é uma renda a mais, e ajuda bastante. E, este é o nosso maior sonho: ter nossa casinha, nosso trabalho e uma vida melhor”.
Conjunto Favo de Mel
A Cohavel está construindo 117 casas do programa Pró-Moradia, no Loteamento Favo de Mel, no Bairro Interlagos, região norte da cidade.
As casas são destinadas a famílias que moram atualmente na ocupação irregular do Melissa.
As novas residências têm 41 m² e toda a infraestrutura necessária para que as famílias vivam com qualidade de vida.
No total, serão investidos R$ 18.792.999,99. O prazo de execução da obra é de 24 meses a partir do início da construção em abril de 2024