Tecnologia de pavimentação usada em estradas rurais de Cascavel atrai comitiva internacional




A eficiência do modelo de pavimentação adotado pela Prefeitura de Cascavel tem ultrapassado fronteiras e se tornado referência para outros países. A cidade recebeu ontem (29) a visita de uma comitiva do governo do Paraguai, formada por representantes do Ministério de Obras Públicas, do Governo Federal, para conhecer o funcionamento da usina de asfalto TST (Tratamento Superficial Triplo), que tem sido aplicada na pavimentação de estradas rurais.

A visita teve como objetivo conhecer a tecnologia, entender o funcionamento da usina, acompanhar a aplicação do material e avaliar a possibilidade de replicar a mesma solução no país vizinho. Recebidos pela equipe da Secretaria de Agricultura (Seagri), os visitantes foram até a comunidade Nossa Senhora da Salete, onde puderam acompanhar a aplicação do asfalto TST em uma das frentes de trabalho. A agenda incluiu ainda uma reunião de trabalho com apresentação detalhando características do material e métodos de aplicação, por parte da equipe técnica da Seagri.

Para o secretário de Agricultura, Renato Segalla, a visita reforça o acerto do Município na escolha da tecnologia usada  “Cascavel tem buscado constantemente soluções mais eficientes e duradouras para garantir a infraestrutura necessária para as nossas estradas rurais. Ver o nosso modelo despertar interesse de outros países mostra que estamos no caminho certo”, observa. 

As mantas asfálticas TST usadas na pavimentação das estradas rurais de Cascavel possuem inúmeros benefícios como impermeabilidade, isolamento térmico, flexibilidade e proteção extra contra fissuras, o que garante mais durabilidade das vias pavimentadas. 

A agenda dos representantes paraguaios foi articulada pela empresa fornecedora dos equipamentos utilizados pela Secretaria Municipal de Agricultura e responsável pela operação da usina. Durante o encontro, os representantes paraguaios demonstraram interesse em implantar o modelo em seu país, sinalizando uma possível cooperação técnica entre os dois governos.

Postagem Anterior Próxima Postagem