Em uma manhã marcada por reflexões sobre o papel do associativismo no fortalecimento das empresas e no desenvolvimento regional, o presidente da Caciopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná), Reni Fernande Felipe, foi o convidado especial da reunião de diretoria da Acic, nesta quarta-feira (09). A participação de Reni integra a programação da Acic na Semana do Associativismo, uma iniciativa da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná), que envolve Aces do Estado e tem como finalidade ampliar a disseminação de diretrizes e ideais do movimento. Reni esteve acompanhado do ex-presidente da Acic e atual vice da Caciopar, Genesio Pegoraro.
O presidente da Acic, Siro Canabarro, abriu o encontro reforçando a importância do associativismo como caminho para a união dos empresários e para a promoção de um ambiente de negócios mais forte e competitivo. Reni, por sua vez, apresentou uma linha do tempo sobre o surgimento do associativismo no Brasil, lembrando que a primeira entidade do País foi criada ainda em 1811, por iniciativa de Dom João VI, em Salvador. “Naquela época, o rei percebeu que, para fomentar a economia, seria necessário organizar o setor produtivo”, explicou Reni, que é empresário em Quedas do Iguaçu.
Reni falou da organização do sistema liderado pela CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil), que tem 112 anos e representa cerca de dois milhões de empresas por meio de 27 federações e 2,3 mil Aces filiadas. No Paraná, a Faciap, com seus 65 anos, congrega 12 coordenadorias e quase 300 Aces, alcançando mais de 60 mil empresas. Fundada em 3 de abril de 1976, a Caciopar, por sugestão do então presidente da Acic, Hylo Bresolin, nasceu da união das únicas seis associações comerciais do Oeste. A articulação resultou na criação da primeira coordenadoria empresarial regional do Brasil.
“A Caciopar nasceu com o propósito de dar voz ao empresariado do Oeste. Desde então, se tornou referência, contribuindo para o surgimento de outras 11 coordenadorias que hoje sustentam a Faciap, a maior federação empresarial do Brasil”, enfatizou Reni. Ele também recordou algumas das principais bandeiras e conquistas históricas da Coordenadoria, como o apoio à criação da Unioeste, a pavimentação e duplicação de rodovias, a ponte de Guaíra, a Ferroeste e muitas outras.
Na reunião, foram citadas campanhas, como por mais representatividade política e ações contra a corrupção. Reni ainda destacou pilares de atuação da Caciopar: pessoas, finanças, clientes, processos internos, rede de benefícios, cultura associativa, desenvolvimento local, inovação e ESG. “A razão de existir de uma associação empresarial é aumentar a competitividade das empresas filiadas, representar seus interesses e promover a organização empresarial por meio de produtos e serviços”, afirmou o presidente da Caciopar.
Legenda: Reni citou, no fim de sua apresentação, frase de Gandhi: “Quem não vive para servir, não serve para viver”
Crédito: Assessoria