
Os contribuintes têm três alternativas para declarar o Imposto de Renda 2025: por meio do programa para computadores, pelo aplicativo de celular ou diretamente no portal e-CAC, na plataforma Gov.br.
O coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera, Amarildo José Rodrigues, explica que o programa gerador é ideal para quem possui declarações mais complexas, com muitas informações. O IRPF 2025 está disponível para download no site da Receita Federal e tem versões para Windows, macOS, Linux e multiplataforma.
Já o aplicativo da Receita Federal, anteriormente chamado de “Meu Imposto de Renda”, agora se chama apenas “Receita Federal” e está disponível para Android e iOS. Segundo o professor, essa é uma boa opção para quem busca praticidade e agilidade no preenchimento.
A terceira opção é o portal e-CAC, que exige acesso com login e senha pela plataforma Gov.br. Nele, o contribuinte pode preencher e enviar a declaração diretamente pela internet.
O professor Alessandro Pereira Alves, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), alerta que o programa deve ser baixado apenas no site oficial da Receita Federal. Aplicativos ou softwares fora do domínio Gov.br podem ser falsos e representar risco de roubo de dados.