
Nem mesmo o frio deste domingo (6) impediu a presença em massa da população na tradicional pesca no Lago Municipal de Cascavel. Já nas primeiras horas da manhã, milhares de pessoas ocupavam as margens do lago em busca de um bom lugar para fisgar peixes e aproveitar o dia em família.
A participação foi garantida mediante a doação de um quilo de alimento ao Provopar, que distribuiu cinco mil pulseiras. A ação teve cunho solidário e arrecadou mais de cinco toneladas e meia de alimentos, que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade, segundo a coordenadora Néia Alberton.
O prefeito Renato Silva, a secretária de Meio Ambiente, Beatriz Bertoglio, e o presidente da Câmara, Tiago Almeida, estiveram no local para acompanhar o evento. Renato destacou o valor afetivo da pescaria e relembrou que participou da soltura dos primeiros peixes no lago, em 1987. Já Beatriz ressaltou que, além do lazer, a ação também visa a “despesca”, ou seja, a retirada de algumas espécies como a tilápia, que podem ser levadas para casa, mesmo quando pequenas.
A estrutura do evento contou com praça de alimentação, banheiros químicos, estacionamento solidário e tendas da Defesa Civil. Para garantir a segurança, houve reforço da Guarda Municipal, Polícia Militar e equipes de saúde.
Entre os participantes, o pescador amador Eduardo Carvalho dos Santos chamou a atenção ao capturar mais de dez peixes grandes ainda pela manhã, usando pão de queijo como isca. Já o enfermeiro Patrik Willian de Costa participou pela primeira vez e comemorou a experiência em família.
A pesca segue até as 18h e reúne não só cascavelenses, mas visitantes de outros municípios, como Maringá, em um momento de integração com a natureza e solidariedade.