
A Secretaria Municipal de Educação realizou mais uma etapa da Formação Continuada com o tema “Letramento: uma (r)evolução na educação da pessoa com deficiência”, ministrada pelo professor e consultor Geisse Martins, na segunda-feira (1º).
Com vasta experiência em Educação Especial e tecnologias aplicadas à aprendizagem, Martins compartilhou estratégias para o desenvolvimento de estudantes com deficiência, destacando a tecnologia assistiva como ferramenta essencial no processo de alfabetização e letramento.
O evento reuniu diretores, coordenadores pedagógicos, professores das Salas de Recursos Multifuncionais e docentes do CETEA, que aprofundaram conhecimentos sobre soluções assistivas voltadas para uma educação mais inclusiva. As escolas participantes foram o Centro Educacional de Jovens e Adultos Paulo Freire e as unidades Divante Alves Britto da Silva, Profª Dulce Andrade S. Cunha, Luiz Vianey Pereira, Neiva Ewald, Profª Mari Fagnani Soares e Quintino.
Além da formação, as escolas-piloto receberão materiais específicos para aplicar as metodologias apresentadas diretamente com os alunos. A secretária de Educação, Márcia Baldini, reforçou a importância do uso da tecnologia no ensino inclusivo. “Acreditamos que todos os alunos têm o direito de aprender, e a tecnologia pode ser uma grande aliada, especialmente na alfabetização e letramento de crianças com deficiência”, destacou.
Tecnologia assistiva na educação
O Programa Educacional TiX Letramento, parceiro da Secretaria de Educação, disponibiliza recursos como o teclado multifuncional TiX e os aplicativos Expressia e TelepatiX, que auxiliam alunos com limitações motoras ou cognitivas no aprendizado da leitura e escrita.
A tecnologia assistiva tem um papel fundamental na superação de barreiras educacionais, facilitando a comunicação e tornando as atividades escolares mais acessíveis. Entre as ferramentas utilizadas estão pranchas de comunicação, que permitem a interação por meio de símbolos, sons e imagens, ampliando as possibilidades de inclusão no ambiente escolar.