Aprimorar a gestão, melhorar indicadores e garantir serviços ainda mais ágeis e eficazes à população. Esses são alguns dos principais objetivos que levaram à criação do Núcleo da Saúde da Acic, formado por clínicas, laboratórios e empresas da área médica. E os resultados são tão bons que chamam atenção.
Durante a reunião itinerante da Fehospar (Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Paraná), realizada na Acic, o núcleo apresentou case que evidencia avanços nas empresas. A apresentação ocorreu durante a visita do secretário estadual da Saúde, Beto Preto, e mostrou como o compartilhamento de experiências e o uso de técnicas modernas de gestão contribuem para o desenvolvimento do setor.
O planejamento e as ações do Núcleo foram detalhados pelo coordenador Francisco de Assis Silva, com a colaboração do diretor do Programa Empreender, Fernando Maia, e da consultora Cristiane Hickmann. “A área médica é fundamental para a sociedade, mas, além de prestar um serviço de excelência, as empresas precisam gerar resultados sustentáveis. E é justamente nesse ponto que o trabalho em conjunto tem feito a diferença, com a adoção de práticas de gestão que melhoram os indicadores das participantes”, afirmou Fernando.
O case surpreendeu o presidente da Fehospar, Rangel da Silva, que convidou os representantes do Núcleo de Saúde a apresentar a experiência no Encontro Estadual da Federação, em setembro, em Curitiba. A intenção, segundo Rangel, é multiplicar essa metodologia na área da saúde privada em todo o Paraná, ampliando a qualidade dos serviços prestados à população e os resultados das empresas.
O presidente do Sindihosp e vice-presidente da Acic para Assuntos da Saúde, Tomaz Tanaka, elogiou a iniciativa da Fehospar e reforçou a importância da troca de experiências. “A saúde do Paraná tem muito a ganhar com essa abordagem. O modelo aplicado pelo Empreender, há mais de 26 anos em Cascavel, mostra que quando há união e propósito, os resultados são consistentes e duradouros”.