Atenção: A Anvisa recebeu denúncias sobre mensagens supostamente enviadas pela Agência que orientam os serviços de estética e de embelezamento ao clicar em links para obtenção de Procedimento Operacional Padrão, já elaborado. Importante ter clareza sobre dois pontos:
O endereço eletrônico de onde partem essas mensagens (emissoes.anvisa@rtpd.com.br) não pertence à Anvisa e a Agência não emite esse document. O POP, nem realiza nenhum tipo de atendimento por meio desse endereço.
Outro ponto é que as denúncias recebidas, um site (https://rtpd.com.br/vigilancia_sanitaria/) estaria disparando para empresas como salões de cabelereiro, manicure, clínicas de estética etc, uma mensagem eletrônica em que informa a obrigatoriedade da emissão do POP.
O texto alega ainda que a falta de regularização pode gerar penalidades e, a partir daí, induz o usuário a clicar em links suspeitos. O referido site, apesar de utilizar informações retiradas do portal da Anvisa e, inclusive, redirecionar o usuário ao portal oficial, não tem nenhuma ligação com a Agência.
Em Cascavel, um cidadão recebeu o e-mail e desconfiou, acionando a Vigilância Sanitária. Dessa forma, o suposto golpe foi impedido.
Vale lembrar que os canais oficiais de comunicação com a Agência para esclarecimento de dúvidas são o e-mail contato@anvisa.gov.br e o telefone 0800 642 9782.