Montagem teatral do Grupo Digressão Cênica



Estreada em novembro de 2024, "A Casa de Bernarda Alba", texto do dramaturgo espanhol Federico Garcia Lorca, morto pelo regime fascista de seu país, inicia circulação por outras cidades do Paraná. O texto compõe a chamada trilogia dramática da terra espanhola, que também contém os textos "Yerma" e "Bodas de Sangue". Lorca foi assassinado em 19 de agosto de 1936. A montagem do Grupo Digressão Cênica sobre o texto "A Casa de Bernarda Alba" busca resgatar o clima de tensão e revolta contido na obra de Lorca, com uma interpretação que mistura realismo com pitadas surrealistas. O trabalho é resultado dos estudos conduzidos com 17 atores e atrizes, durante o ano de 2024, pela Diretora Maia Piva.

Os integrantes do grupo são alunos, ex-alunos e pessoas da comunidade em torno da UNIOESTE – Cascavel, que participam gratuitamente, recebendo formação e vivência na linguagem do teatro, aprimorando seus conhecimentos a cada montagem. “Privilegio o avanço dos conhecimentos dos participantes através não só da prática mas também do estudo teórico sobre teatro”, diz Maia Piva, Diretora do grupo.

O Grupo Digressão Cênica existe desde 2022 e é dirigido por Maia Piva desde 2023, já tendo apresentado o espetáculo "A Ópera dos Três Vinténs", de Bertolt Brecht, no Auditório da Unioeste, em 2023, com a participação da Orquestra Sinfônica de Cascavel ao vivo no palco, executando as músicas da peça.

Para esta montagem, a linguagem do realismo, trabalhado por Constantin Stanislavski, ganhou pitadas de surrealismo nas interpretações. Com um cenário enxuto e pouquíssimos elementos de cena, o espetáculo concentra-se na interpretação e na força do texto de Lorca.

Apresentado com sucesso em Cascavel, no final de 2024,o espetáculo agora circula por outros espaços da cidade e também fora dela no mês de março. Nestes dias 01 e 02, no CCGM – Centro Cultural Gilberto Mayer, no dia 12 estará em Assis Chateaubriand, no Teatro Moacyr Micheletto, e nos dias 29 e 30, no Cine Teatro Cool Hall, em Cascavel. Uma circulação que leva a obra de Lorca e a força do teatro universitário de pesquisa, para outros públicos.



O quê: A Casa de Bernarda Alba

Quem: Grupo Digressão Cênica

Classificação: 10 anos



Ficha técnica:

Realização: CECA - Centro de Educação, Comunicação e Artes e UNIOESTE - Cascavel

Coordenação Geral: Valdecir Soligo

Direção Geral: Maia Piva

Direção de Iluminação: Mateus Spindula

Apoio técnico: Juliana Tonin, Jhonatan Mazo da Cruz e Guilherme Medeiros

Agradecimentos: ADUC - Associação dos Docentes da Unioeste, Acir Dias e Jaydin do Éden



Elenco e produção geral:

Audrey Natielli

Camila Dani

Catherine Nardelli

Carlos Porfirio

Dayane Ronqui

Delaide Scur

Gabriella Olimed

Gabrielle Rempel

Karen Ribeiro

Lucas Bueno

Lucas Wengrat

Mayara Baravelli

Fany

Pedro do Valle

Samuel Bueno

Saullo Kovaleski

Sial



Ingressos: 01 kg de alimento não perecível (retirar ingresso no site www.parallela.art)

ALIMENTOS SERÃO DOADOS PARA O INSTITUTO EDUCACIONAL MORUMBI-IEM.



Mais informações pelo whatsapp: (45) 99831-4460 – com Maia


Postagem Anterior Próxima Postagem