Paraná bate R$ 300 bilhões de investimentos privados e tem boas perspectivas para 2025


 

O Paraná inicia 2025 com uma nova marca recorde de investimentos privados. Desde 2019, empresas de diversos segmentos já aplicaram R$ 300 bilhões na construção de novas fábricas ou na expansão de suas atividades em todas as regiões incentivadas pelas vantagens competitivas do Estado. O resultado é a queda do desemprego, aumento nas vagas de trabalho com alta remuneração e estímulo à economia regional.


Segundo Eduardo Bekin, que preside a Invest Paraná, agência de atração de investimentos do Governo do Estado, o volume inédito de recursos privados é consequência de um planejamento de longo prazo do poder público e de um alinhamento claro entre os diferentes órgãos estaduais em torno de um objetivo comum.


“Trabalhamos com muita inteligência dentro da Invest Paraná, em consonância com o que é feito na Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, na Secretaria de Planejamento, na Fomento Paraná e no BRDE [Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul], sempre focados em buscar empresas que tenham atividades adequadas à vocação de cada região à infraestrutura disponível”, afirmou Bekin.


“Hoje, tentamos distribuir estes investimentos por todo o Estado, o que faz com tenhamos atualmente uma situação de pleno emprego, com o agronegócio, a indústria e o comércio indo bem e a economia circulando”, acrescentou.


Um dos pilares desta estratégia, implantada em 2019, foi a criação da ‘marca Paraná’, um trabalho de branding planejado para exaltar as vantagens competitivas do Estado, sobretudo em termos de infraestrutura e logística, que são fatores que pesam na tomada de decisão do empresariado na hora de escolher onde investir. Somada a isso, estão as concessões de incentivos fiscais por meio do programa Paraná Competitivo e uma intensa agenda de missões comerciais nacionais e internacionais.


“A partir de 2019, buscamos aproveitar este legado que já existia no Estado e começou a ser ampliado, dialogando com empresas de fora e também com aquelas que já estavam instaladas aqui para reforçar estes diferenciais e atrair novos investimentos”, explicou o presidente da Invest Paraná.

Postagem Anterior Próxima Postagem