A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) se destacou mais uma vez entre as instituições de ensino superior mais bem avaliadas do Brasil e América Latina. A informação está no Ranking Universitário da América Latina, divulgado neste mês pela revista britânica Times Higher Education (THE). A Unioeste ocupa a posição 101ª na América Latina e 48ª no Brasil.
O levantamento classifica 70 universidades brasileiras e 144 instituições de outros 15 países da América Latina em critérios de ensino, pesquisa, internacionalização e relação com o setor produtivo. A Universidade também obteve um desempenho expressivo nos quesitos que abrangem a produção científica e qualidade do ensino, segundo o THE, que analisa a formação de novos pesquisadores, a capacidade da instituição de investimento na infraestrutura acadêmica, a proporção entre as quantidades de professores e alunos e a titulação dos docentes.
O reitor da Unioeste, Alexandre Almeida Webber, comenta que mais uma vez a Universidade está entre as melhores universidades da América Latina e no Brasil. “Isso deixa claro a qualidade não só da Unioeste como das universidades estaduais do Paraná, pois mostra a importância do nosso sistema estadual de ensino e ainda mais nesse ano que a Unioeste completa 30 anos de reconhecimento é um grande motivo para comemorar”, diz.
Além da qualidade do ensino e da pesquisa, para a composição da classificação acadêmica, a THE considera ações de colaboração internacional desenvolvidas pelas universidades. A revista também analisa as dinâmicas entre as instituições de ensino superior e com os segmentos produtivos empresariais, observando fatores como a transferência de tecnologia e a inserção de soluções inovadoras no mercado.
A posição da Unioeste em nível nacional é seguida pelas demais universidades estaduais: Universidade Estadual de Maringá 24ª, Universidade Estadual de Londrina na 27ª colocação e Universidade Estadual de Ponta Grossa 46ª, o que confirma a qualidade acadêmica do ensino superior público paranaense.
UNIOESTE
A Unioeste oferece mais de 60 opções de cursos de graduação, totalizando a formação de 10.135 profissionais, além de 1.800 estudantes matriculados nos cursos de mestrado ou doutorado, nos cinco campi da Universidade em Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo.
A Instituição, que se estrutura com base no ensino, extensão e pesquisa, tem se destacado pela excelência acadêmica e pela formação de profissionais qualificados, neste ano atingindo a pontuação 5, nota máxima em avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão do MEC, se tornando a única estadual do Paraná a alcançar este resultado.