Desde o dia 4 de novembro e até dezembro de 2024, a Receita Federal está reforçando a fiscalização na Ponte Internacional da Amizade, fronteira do Brasil com o Paraguai, para lidar com o aumento no fluxo de pessoas e veículos durante a Black Friday e as compras de fim de ano. Mais 70 servidores foram designados para a operação, que tem como objetivo tornar a fiscalização mais eficiente e aumentar a segurança na região.
Com a Black Friday no Paraguai programada para os dias 14 a 17 de novembro, a expectativa é de um aumento de até 40% no movimento na Ponte da Amizade, que já recebe, diariamente, cerca de 45 mil veículos e 103 mil pessoas. A Receita Federal reforçou a fiscalização para cobater crimes como contrabando e descaminho, além de melhorar o controle das mercadorias que cruzam a fronteira.
Além do reforço no número de servidores, a Receita Federal montou um posto de orientação para turistas no corredor de pedestres da ponte. O objetivo é esclarecer dúvidas sobre a legislação aduaneira e orientar os viajantes sobre as regras para a travessia.
A expectativa é que o aumento no efetivo de servidores ajude a garantir um fluxo mais ágil e seguro de pessoas e mercadorias, especialmente durante este período de grande movimentação comercial.