Cascavel vive um momento histórico no setor habitacional e, na manhã desta quarta-feira (13), mais 14 famílias foram beneficiadas com moradias. Elas receberam as chaves da casa própria das mãos do prefeito Leonaldo Paranhos, do vice, Renato Silva, e do presidente da Companhia de Habitação de Cascavel (Cohavel), Henrique Milani. As 14 casas foram construídas em cinco terrenos em diferentes regiões da cidade. A solenidade de hoje aconteceu no Jardim Veneza, no bairro Cascavel Velho, onde foram construídas duas moradias.
Também estão sendo entregues moradias no Loteamento Jardim Panorâmico (2), Loteamento Nélida (3), Loteamento Jardim Aeroporto (5) e Loteamento Jardim Aclimação (2).
As residências, construídas pelo programa Pró-Moradia, são destinadas a famílias em vulnerabilidade social que viviam em uma ocupação irregular no Loteamento Melissa. Para essas famílias, receber as chaves da casa própria foi um momento de comemoração.
O prefeito Paranhos destaca que as moradias irão resolver um problema antigo, retirando famílias que estavam vivendo em uma área ambiental desde 2011. “No ano passado, conseguimos encaminhar uma proposta, buscar recursos, e a Prefeitura está dando a contrapartida para que possamos definitivamente fazer a entrega. O projeto está previsto para abril do ano que vem, mas como conseguimos adiantar algumas casas, estamos oficialmente entregando 14 habitações”, afirma.
Ana Carolina Marque da Luz, vendedora, diz que estava ansiosa para receber as chaves. Ela conta que não se sentia feliz na área onde morava e relata ser muito gratificante conseguir a primeira casa própria. “É gratificante demais, porque já estávamos esperando. Vamos trazer a mãe dele [do esposo] para morar junto, pois ela precisa muito de ajuda. Estamos muito felizes”, relata.
A dona de casa Maria Glória de Oliveira afirmou que o momento é especial. “Eu estava morando no Melissa, lá na invasão. Era uma situação complicada: quando chovia, molhava bastante dentro, muito barro. Agora vai mudar tudo”, diz.
O vice-prefeito Renato Silva enfatizou a alegria de participar da entrega das casas. “Nós, na missão de gestor público, quando nos colocamos à disposição para representar a sociedade, assumimos uma grande responsabilidade. Não é nenhum favor, é nosso dever trabalhar pelas pessoas, realizar os sonhos das famílias, principalmente das mais humildes. É assim que vamos continuar trabalhando, pelo bem comum de todos”, destaca.
O Pró-Moradia é um programa que construirá 145 unidades habitacionais em Cascavel, distribuídas em várias regiões da cidade. Por determinação do prefeito Paranhos, o valor da parcela do imóvel não deve ultrapassar os R$ 300,00. “Estamos resolvendo um problema social, oferecendo mais dignidade para essas famílias que estão em uma área precária, de muita vulnerabilidade, lá na região do Melissa, sem nenhum tipo de infraestrutura”, comenta o presidente da Cohavel, Henrique Milani.