A Invest Paraná, agência de atração de investimentos do Estado, e a Prefeitura de Curitiba assinaram nesta terça-feira (05), em Barcelona, na Espanha, um protocolo de intenções junto ao iCities para realização do 1º Fórum Econômico Smart Brasil. O objetivo é aproveitar a realização da Smart City Expo em Curitiba, em março de 2025, para discutir os grandes investimentos necessários para moldar o futuro econômico do Paraná e do País.
A assinatura ocorreu durante a Smart City Expo World Congress, maior evento de cidades inteligentes do mundo, promovido pela Fira de Barcelona, e que acontece de 5 a 7 de novembro. O diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e o CEO da iCities, Beto Marcelino, assinaram o documento.
Segundo Bekin, será o primeiro fórum de economia e atração de investimento para cidades inteligentes. “Quando falamos em atração de investimento, em busca de mais empresas para o Paraná e aproveitando o Smart City, nós estamos atraindo muito mais gente para desenvolver o Estado, trocando parcerias, ideias de como atrair mais investimentos”, afirmou. “É muito mais fácil nós falarmos com as empresas, os empreendedores, sendo cidades mais inteligentes”.
A ideia de criação de um fórum econômico surgiu em 2023, durante os encontros das Invests (ou estruturas similares) dos estados integrantes do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). Além do Paraná, integram o grupo Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. O evento será uma extensão do Smart City e contará com o apoio da Fira de Barcelona.