Nos próximos dias, cinco Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) – Rio Piquiri e Paraná 2, Rio Tibagi, Bacia Litorânea, Rio Jordão e Alto Ivaí – realizarão encontros para debater a gestão da água no Paraná. Quatro dessas reuniões serão remotas e transmitidas pelo YouTube, enquanto a reunião do Comitê do Rio Tibagi será presencial, em Londrina, no Norte do Estado.
Esses encontros fazem parte do plano de trabalho da Diretoria de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do Instituto Água e Terra (IAT). O IAT atua como agência de água nos comitês, oferecendo suporte técnico e financeiro.
Os CBHs, vinculados ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH/PR), têm funções normativas, deliberativas e consultivas, e seu objetivo é promover o controle social da gestão das águas, conforme estabelecido pela Lei Estadual nº 12.726/1999 e pelo Decreto Estadual nº 9.130/2010.