Bolshoi Brasil faz espetáculos gratuitos em Cascavel



A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil chega na cidade de Cascavel no mês de outubro. Espetáculos, workshops e pré-seleções marcam a passagem do Bolshoi pela cidade e completa a Turnê pelo Estado do Paraná.

Os espetáculos acontecem nos dias 2 e 3 de outubro, às 20h, no Teatro Municipal Sefrin Filho. Os ingressos são gratuitos, com limite de dois (2) por CPF e devem ser retirados na bilheteria do teatro com até duas horas de antecedência.  A Turnê Paraná conta com apoio e realização da Funarte.

A apresentação Gala Bolshoi é formada por variações conhecidas e aclamadas de grandes balés de repertórios e dança contemporânea. Entre as coreografias trechos do Balé “Don Quixote”, “Quebra-Nozes”, “Esmeralda”, e a energia e a força das danças a caráter. O programa contempla coreografias que trazem todo o esplendor e técnica da arte da dança.

O segundo ato é composto pelo balé contemporâneo Kaori, do coreógrafo William Almeida. Esse balé teve estreia em 2018 e desde então está no repertório da instituição. Um balé forte que exige concentração e desafia os bailarinos com sua movimentação rápida e precisa.

Entre os bailarinos que compõem o elenco está João Pedro Novak, 19 anos, natural de Cascavel/PR. João começou a dançar aos oito anos de idade em sua cidade natal, onde era o único menino da escola. Após o primeiro contato com a dança, ele se apaixonou e decidiu que seria um bailarino profissional. Foi assim que João descobriu a Escola Bolshoi e, com o apoio incondicional da mãe, participou do processo seletivo. Com a aprovação, os dois se mudaram para Joinville.

Após oito anos de estudos, João Pedro foi contratado para a Cia. Jovem Bolshoi Brasil e agora realiza seu sonho de ser um bailarino profissional. Hoje, João retorna a Cascavel com alegria. “Fico muito feliz em olhar para trás e ver que o sonho daquele menininho de oito anos virou realidade. E estou ainda mais emocionado por poder voltar e me apresentar em Cascavel, onde tudo começou”, contou João.

Dança Solidária

No dia dos espetáculos a Escola Bolshoi estará arrecadando 1kg de alimento não perecível. A Provopar será a instituição beneficiada, que promove ação social na cidade. Os alimentos podem ser entregues na recepção do Teatro.

Workshop gratuito

No dia 1º de outubro, em dois horários 15h para turmas iniciantes e 16h15 intermediárias, acontecem workshops de dança clássica, no Teatro Municipal Sefrin Filho. O Workshop é uma aula ministrada pelos bailarinos da Cia. Jovem Bolshoi Brasil. Uma experiência única para quem faz dança e deseja conhecer o método Vaganova e sua aplicação dentro de sala de aula.  A inscrição é gratuita e pode ser realizada no site www.escolabolshoi.com.br/worshops até o dia 29 de setembro.

Pré-Seleção

No dia 1º de outubro acontece também a Pré-seleção para novos alunos da Escola Bolshoi, no Teatro Municipal Sefrin Filho.

Na pré-seleção, profissionais do Bolshoi analisam as habilidades físicas e artísticas dos candidatos, como flexibilidade, projeção cênica, postura e biótipo.

Podem participar crianças e adolescentes na faixa etária de 9 a 17 anos (seguindo o ano de nascimento indicado nos editais da instituição), com e sem conhecimento em dança.

Para os candidatos com experiência em dança, a avaliação ocorre por meio de uma aula específica, na qual os profissionais do Bolshoi analisam a habilidade dos participantes em executar exercícios básicos nas barras, no centro e, para as candidatas femininas, no uso de sapatilhas de ponta.

Quanto às crianças que ainda não dominam a arte da dança, o teste é lúdico, envolvendo atividades como saltar, tocar os pés sem dobrar os joelhos e outros exercícios pertinentes ao desenvolvimento da dança. Através desses movimentos, os avaliadores analisam as habilidades das crianças para assimilarem o Método Vaganova, utilizado no ensino de dança clássica na Escola Bolshoi.

Os aprovados na pré-seleção avançam para a última etapa do processo de admissão, realizada em outubro, na cidade de Joinville/SC, onde disputam uma vaga para o curso de Dança Clássica na Escola Bolshoi.

Cia. Jovem Bolshoi Brasil

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é um projeto cultural em pleno desenvolvimento, cuja grandeza se verifica pela extensão social, dimensão cultural e pela abrangência educacional que alcança com seus propósitos e atividades. Uma verdadeira ponte cultural entre o Brasil e a Rússia. Instalada na cidade de Joinville, no estado de Santa Catarina, desde 15 de março de 2000, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única extensão do Teatro Bolshoi no mundo e pela primeira vez, o Teatro transfere a outro país o método de ensino de balé que o tornou uma das mais respeitadas instituições do mundo.

A Cia. Jovem Bolshoi Brasil é uma extensão desse projeto, composta por bailarinos recém formados pela escola, que têm a oportunidade de adquirir experiência profissional nos mais diversos espetáculos. Com mais de 16 anos de formação a companhia consolida os talentos desenvolvidos na Escola Bolshoi no mercado de trabalho artístico internacional. 

O padrão de excelência, que os bailarinos trazem de sua formação, faz com que sejam reconhecidos em todos os seus trabalhos. A proposta da Companhia Jovem é manter-se ativa em apresentações públicas constantes; seus artistas devem atuar como agentes formadores de plateia e incentivadores de novas vocações. Atualmente a Cia. Jovem é formada por 15 bailarinos que levam a arte da dança para todos os cantos do país.

Bolshoi Brasil

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única extensão do Teatro Bolshoi no mundo e, pela primeira vez, transfere a outro país o método de ensino de balé que consagrou uma das mais respeitadas instituições do mundo. Com 24 anos de implantação no Brasil, a Escola está localizada na cidade de Joinville/SC e concede bolsas de estudo 100% gratuitas para 236 alunos do curso técnico. A instituição busca a melhor formação e garante o acesso de crianças ao mundo da cultura, ampliando seus horizontes. A missão da escola é formar artistas-cidadãos, promovendo e difundindo a arte-educação.

O complexo escolar é formado por salas para aulas de balé, estúdios de música, ateliê, núcleo de saúde, biblioteca, cantina, espaços culturais e dois laboratórios cênicos. Cerca de 6 mil metros quadrados de absoluta dedicação profissional ao ensino. Espaço ideal para formar artistas da dança dentro da metodologia do Teatro Bolshoi.

Além de ensino gratuito, os alunos recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar. Os alunos recebem educação, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania.

A Escola é uma instituição, com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, que tem apoio da Prefeitura Municipal de Joinville, do Governo do Estado de Santa Catarina e dos “Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas físicas socialmente responsáveis que contribuem com o projeto por meio de serviços prestados e patrocínios não incentivados ou incentivados por leis de incentivo à cultura municipal, estadual e federal. A Escola Bolshoi conta com o patrocínio de empresas como: Loterias Caixa, Diamante Energia, Porto Seguro, Whirpool, Aurora, Brascabos, BRDE, Catallini Terminais Marítimos, Celesc, Ciser, Engie, Nidec, Texpa, TKE e demais Amigos que contribuem com a arte no país.

Postagem Anterior Próxima Postagem