A Comarca de Cascavel deu um importante passo rumo à modernização e à celeridade processual nesta segunda-feira (2) com a entrega de oito tablets ao Tribunal do Júri. A iniciativa, liderada pela OAB Cascavel (Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Cascavel) - por meio da Comissão de Execução Penal e em parceria com advogados e membros da comunidade jurídica, visa aprimorar a eficiência das cerca de dez sessões de julgamento realizadas mensalmente, proporcionando aos jurados acesso imediato a documentos e imagens pertinentes aos processos.
A cerimônia de entrega dos equipamentos ocorreu no salão do Tribunal do Júri, na presença de representantes da OAB Cascavel, do promotor de Justiça, Alex Fadel e do juiz da 1ª Vara Criminal, Dr. Marcelo Carneval, marcando mais uma conquista para a Justiça local.
"A OAB Cascavel não só garante os direitos dos advogados, mas também busca contribuir para a sociedade. Esta doação é fruto de um esforço coletivo, no qual advogados da nossa Subseção, liderados pela Comissão de Execução Penal, uniram forças para garantir que os jurados possam desempenhar seu papel com maior eficácia", afirmou Alex Gallio, presidente da OAB Cascavel.
Acesso digital é fundamental
Com a implementação dos tablets, os jurados em Cascavel passam a ter acesso completo ao processo em formato eletrônico, uma necessidade antiga da Vara Criminal, conforme explicou o juiz Marcelo Carneval. Desde 2017, houve pedidos para que o Tribunal de Justiça equipasse os jurados com ferramentas digitais, mas a burocracia e a exigência de uma solução para todo o Estado atrasaram a iniciativa. Como os processos são totalmente eletrônicos, a tecnologia é essencial para assegurar que os jurados possam analisar tudo com mais eficiência.
"Agora, graças à parceria com a OAB Cascavel, essa lacuna foi preenchida, facilitando a análise de provas e garantindo que os jurados tenham todas as informações ao seu alcance durante os julgamentos", destacou Carneval, agradecendo a parceria.
Luta coletiva
A Comissão de Execução Penal, representada pela presidente Suelane Gundim, foi peça-chave na mobilização dos advogados e na sensibilização da OAB para a importância desta doação. Segundo ela, o pedido foi prontamente acolhido, em resposta à necessidade de dinamismo no Tribunal do Júri. "Com o apoio da Comissão da Advocacia Criminal, do Ministério Público e do Judiciário, percebemos a necessidade de unir forças para obter ferramentas que facilitem o trabalho dos jurados e tornem o processo ainda mais humano", detalhou Suelane.
Ela acrescentou que o investimento de aproximadamente R$ 6 mil, embora significativo, é pequeno diante do valor social e do impacto dos equipamentos. "Eles simbolizam parceria e união, além de serem uma ferramenta que poucos tribunais no Estado possuem, o que certamente contribuirá para uma justiça mais ágil e precisa", afirmou emocionada.
Parceria permanente
A entrega dos tablets não é a primeira ação da OAB Cascavel em prol do Tribunal do Júri. Em iniciativas anteriores, a entidade já havia contribuído com equipamentos como o monitor de televisão - essencial para as sessões - e a modernização do tablado utilizado pelo júri.
"Essas parcerias destacam a importância do apoio contínuo da OAB na modernização e estruturação do Tribunal, sobretudo quando o Tribunal de Justiça enfrenta limitações orçamentárias e administrativas. Só temos que agradecer à colaboração da OAB Cascavel, que tem sido fundamental para manter a eficiência e a qualidade dos julgamentos na Comarca", enfatizou Carneval.
Presenças
Também participaram da cerimônia a delegada da Caixa de Assistência dos Advogados da OAB Cascavel, Sílvia Regina Mascarello Massaro; o tesoureiro da OAB Cascavel, Charles Lustosa; e demais membros das Comissões de Processo Penal e Direito Criminal.