Empresários brasileiros, principalmente de Cascavel e da região, têm a chance de integrar caravana do Sebrae que, em janeiro, vai conhecer a maior e mais antiga feira do comércio do planeta. A Big Show, que chega à sua 115ª edição em Nova York, é mais do que um evento para ter contato com novidades. Ela se traduz em uma experiência que coloca os visitantes em contato com o futuro, com elementos que levam à reflexões profundas sobre os rumos dos mais diferentes negócios e do que precisa ser feito para seguir ativo em um mercado mutante.
É disso que o professor e consultor de negócios internacionais Jorge Biff Neto falou na noite dessa quinta-feira, 26, durante reunião empresarial da Acic. Sentir a atmosfera da Big Show é se encontrar com o novo, com a disrupção e, consequentemente, afastar-se da zona de conforto. “Se os empresários que o Sebrae traz para cá se movimentarem o mínimo possível, essa já será uma grande vitória em transformações que podem sacudir as suas empresas”, afirmou Biff. Apenas em 2025, mais de cinco mil marcas de vários lugares do mundo estiveram na Big Show.
Assuntos
O consultor apontou alguns dos assuntos debatidos na edição mais recente, como experiência do cliente, liderança e estratégia, omnichannel, personalização, cadeia de suprimentos, sustentabilidade e tendências de pesquisa. O varejo, segundo Jorge Biff Neto, precisa estar onde o consumidor está. Algumas tendências em discussão já chegam com força nas empresas, como conexão com comunicação direta, rastreabilidade do produto, qualidade do serviço, gamificação e adoção de aplicativos ágeis, de fácil uso e abrangentes.
Jorge falou de um problema já com fortes impactos nos Estados Unidos, que é a falta de mão de obra. Algumas empresas adotam novas soluções e mecanismos de interação com o cliente e, com isso, driblam os atendimentos presenciais. “E isso vai, mais cedo ou mais tarde, acontecer também no Brasil”, afirmou o professor. Outra tendência em expansão no mercado norte-americano é a fidelização por meio de cupons de descontos. E as empresas, por sua vez, viram outdoors, ampliando receita ao divulgar marcas parceiras.
Além da Big Show, a comitiva de empresários organizada pelo Sebrae, vai visitar 5ª Avenida, Soho e Williamsburg, regiões nas quais os visitantes terão contato com realidades diferentes de vendas no varejo. A missão técnica à mais antiga feira comercial do planeta será em janeiro de 2025. Em Cascavel, interessados podem entrar em contato com o Sebrae e falar com a consultora Ana Rizzi.
Via Assessoria ACIC