A cidade de Cascavel registrou há poucos dias um clima seco preocupante e um céu encoberto por uma névoa de fumaça, por conta das queimadas que aconteceram a quilômetros daqui. O cenário escancara que o meio ambiente é um só e o que fazemos por ele ou o que deixamos de fazer pode ter consequências drásticas.
É por isso que o tema da 21ª Conferência Municipal do Meio Ambiente de Cascavel traz um assunto mais que atual e de extrema relevância: “Emergência climática: o desafio da transformação ecológica”. O evento será realizado nesta sexta-feira (20), das 8h às 17h45, no auditório da Prefeitura de Cascavel. Os interessados em participar das discussões podem fazer inscrição gratuita até o dia 20, pelo site https://www.even3.com.br/21-conferencia-municipal-de-meio-ambiente-cascavelpr-487583/
A conferência faz parte da programação das ações em alusão ao Dia da Árvore, lembrado no dia 21 de setembro.
O evento é uma oportunidade para discutir e aprimorar as estratégias e ações voltadas para a emergência climática e ouvir a população sobre alternativas disponíveis para preservação e melhoria do meio ambiente em nosso município.
Na ocasião ainda, haverá a eleição das pessoas delegadas para a etapa estadual da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. Também será feita a eleição das entidades/órgãos para compor o Conselho Municipal de Meio Ambiente – Comam, conforme estabelece a Lei Municipal nº 3.238/2001.
O ano de 2023 foi o mais quente da história e o aumento da temperatura do planeta foi percebido de norte a sul do País na forma de ondas de calor, inundações e secas. Eventos extremos cada vez mais intensos e frequentes são manifestações do aquecimento global. Traçar um modelo de desenvolvimento de baixa emissão de gases de efeito estufa e resiliente às mudanças do clima serão abordados na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. Até nossos hábitos de consumo no dia a dia podem fazer a diferença.