O zagueiro Juan Manuel Izquierdo, de 27 anos, do Nacional do Uruguai, faleceu nesta terça-feira em São Paulo devido a morte encefálica, resultado de uma parada cardiorrespiratória associada à arritmia cardíaca. A informação foi confirmada pelo Hospital Israelita Albert Einstein.
Izquierdo sofreu um mal súbito durante o segundo tempo da partida contra o São Paulo, realizada na última quinta-feira, no estádio do Morumbi, válida pelas oitavas de final da Conmebol Libertadores. O jogador caiu no gramado aos 39 minutos da etapa final e foi diagnosticado inicialmente com arritmia cardíaca.
O hospital relatou que o atleta teve uma parada cardíaca enquanto era transportado do estádio na ambulância e precisou ser ressuscitado. No domingo, exames revelaram uma "progressão do comprometimento cerebral" e um "aumento da pressão intracraniana".
O clube Nacional-URU e o Hospital Albert Einstein confirmaram a morte de Izquierdo. O corpo do jogador será transportado para o Uruguai por um avião da Força Aérea Uruguaia para o velório e sepultamento.