Iniciam nesta segunda-feira (12 de agosto) os trabalhos de vistorias nas redes de distribuição de água da área central de Cascavel. As equipes técnicas contratadas pela Sanepar vão percorrer os trechos durante a noite para identificar os ruídos característicos de fuga de água. Os trabalhos serão feitos das 22 horas às 5 horas da madrugada pelos próximos 30 dias.
O objetivo da pesquisa é reduzir as perdas nos sistemas de distribuição e garantir o fornecimento de água de forma ininterrupta para todos. O trabalho será feito com o auxílio de um aparelho chamado geofone, que serve para escutar ruídos na terra. O gerente regional da Sanepar, Rodolpho Tanaka Savelli, explica que esse trabalho precisa ser feito durante a noite no centro da cidade por causa da grande circulação de veículos e da maior quantidade de barulhos. “Os geofones eletrônicos, equipamentos que se assemelham ao estetoscópio, são sensíveis e facilitam a localização dos pontos de fuga de água, porém, nos locais em que há muito movimento, trânsito contínuo e barulhos externos mais intensos, o trabalho é mais eficiente se executado à noite e na madrugada, quando os ruídos externos diminuem”, explica o gerente. A varredura poderá será feita até duas vezes no mesmo trecho.
Após a identificação do possível ponto de vazamento, são feitos pequenos furos no solo a fim de se certificar do ponto exato do vazamento. Na sequência, o local é demarcado com tinta branca para indicar a localização às equipes responsáveis pelo conserto. O trabalho de caça aos vazamentos tem sido feito desde maio do ano passado em diversas regiões da cidade
Além das redes, serão vistoriados todos os cavaletes, registros e galerias de águas pluviais, bem como os poços de visita de esgoto. Em paralelo, há também a medição da pressão das redes. O trabalho é feito nas ruas e calçadas, por onde passam as tubulações e, eventualmente, pode-se solicitar acesso para vistoria da ligação no cavalete.
A empresa contratada para este serviço é a SCS – Sociedade Civil de Saneamento, com a supervisão das equipes técnicas da Sanepar, e as equipes usam uniforme, crachá de identificação, coletes fluorescentes e um veículo caracterizado com sinalização de alerta.