A pista do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), ficou fechada para pousos e decolagens por 2 horas e 12 minutos após um Boeing 737 realizar um pouso de emergência e estourar o pneu na tarde desta segunda-feira (12). Não há feridos.
A pista foi liberada às 17h43, de acordo com a concessionária Aeroportos Brasil, que administra o terminal. Durante o período em a pista permaneceu fechada, os voos foram alternados para outros aeroportos.
Após o acidente, a concessionária emitiu a seguinte nota:
"Todos os procedimentos de segurança foram acionados e equipe de Bombeiros e a ambulâncias estavam posicionados para acompanhar o pouso. A concessionário acionou o Centro de Gerenciamento de Crises para avaliar e mitigar os impactos.".
Ainda não há informações sobre o número de voos afetados pelo problema. Em nota, a Azul informa que todas as operações foram suspensas por aproximadamente 4 horas.
"A companhia ressalta que todos os clientes estão sendo atendidos de acordo com a Resolução 400 da Anac. A orientação é que clientes com voos agendados para hoje verifiquem o status da sua reserva no app ou site da Azul antes de se dirigir ao aeroporto".
Problema começou na decolagem
De acordo com a Aeroportos Brasil, a aeronave apresentou problemas na decolagem, e na aterrisagem teve o trem de pouso foi danificado.
"A aeronave teve o pneu estourado ao decolar de Viracopos por volta das 12h32 desta segunda-feira e realizou procedimento para queimar o combustível durante cerca de duas horas. O piloto da aeronave declarou emergência e o pouso ocorreu por volta das 15h31. Durante a aterrisagem, outro pneu do lado esquerdo foi estourado e o trem de pouso foi danificado".
Em nota, a Modern Logistics, empresa responsável pela aeronave, informou que o voo MWM 9704 retornou ao Aeroporto de Viracopos por decisão da tripulação, após ser constatado um problema técnico.
"A decisão foi tomada de forma segura e dentro de todas as normas de aviação. A aeronave em questão pousou por volta das 15:30 e já se encontra de volta ao aeroporto de Viracopos."